segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fato Histórico de Xique- Xique (BA): DESASTRE DE AVIÃO

DESASTRE DE AVIÃO
Por incrível que pareça o “campo de avião” de Xique Xique (BA), para não fugir à regra dos grandes aeroportos, teve, também, o seu desastre aéreo, pequeno é verdade e sem expressão nacional, mas um desastre aéreo.

O avião sinistrado conhecido na época como Teco-Teco era um pequeno e velho monomotor, feito de canos de alumínio e lona emborrachada de propriedade de um pessoal que vinha da cidade de Pirapora (MG), com destino ao Garimpo do Rumo em Xique Xique (BA), local onde estava sendo extraída grande quantidade de cristal de rocha e que estava atraindo garimpeiros de todos os cantos do Brasil.

Numa incompetente manobra na pista de piçarra, o pequeno avião, transportando 4 pessoas, quebrou uma roda, arriou para um dos lados e não mais saiu do lugar. Os ocupantes, ilesos, pegaram suas coisas, abandonaram o pequeno avião no meio da pista e foram embora para o hotel. No dia seguinte, levaram Macilon, famoso mecânico de carro de Xique Xique que tentou consertar o avião, sem sucesso. Em face disso os donos do avião providenciaram a retirada dos equipamentos que ainda tinham algum valor e abandonaram a carcaça do pequeno avião.
Esse avião sinistrado permaneceu abandonado por muitos anos no “campo de avião” e era a alegria da meninada que subia na carenagem e fazia de conta que estava pilotando. Com o tempo, a lona se foi rasgando e os canos de alumínio foram sendo furtados por adultos e crianças, para os mais diversos usos, até nada mais existir do avião sinistrado.

Foi o primeiro e único desastre de avião em Xique Xique. Mas, mesmo pequeno, teve o seu desastre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário