segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SENHOR DO BONFIM, NA PRAÇA

SENHOR DO BONFIM, réplica fiel do que está na Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), é o Padroeiro da cidade de Xique Xique (BA).

Reza a tradição que é a mesma imagem que foi deixada por um tropeiro no século XVII numa pequenina capela por ele construída, no local em que foi encontrado o seu animal que havia extraviado da tropa carregando a bela imagem do Cristo crucificado. Ao redor dessa capelina, construída em pagamento de uma promessa, surgiu e cresceu a cidade de Xique Xique.

A lenda do tropeiro está integralmente contada na matéria publicada neste Blog, no dia 27 de agosto de 2009, sob o título: "Origem da cidade de Xique Xique (BA)".

Durante mais de 300 anos, Senhor do Bonfim sempre ficou exposto no altar mor da Igreja Matriz, somente saindo em procissão, para uma visita às ruas da cidade no dia 1º de janeiro, data em que o povo homenageia o seu Padroeiro.

Recentemente, o grande artista Xiquexiquense, Carlos Roldão, esculpiu uma nova imagem do Senhor do Bonfim que, graças à sensibilidade da nossa Paróquia, dos Poderes constituidos e do empresariado local, está definitivamente exposta na parte externa da Igreja, em local privilegiado da Praça D. Máximo, abençoando e protegendo o nosso povo.
Foto-montagem: Édson Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário