sábado, 31 de março de 2012

CRÔNICA: DR. HELCIO GUIMARÃES BESSA - O MÉDICO

O Apóstolo da Medicina

Juarez Morais Chaves
Doutor Hélcio Guimarães Bessa, xiquexiquense e descendente de tradicionais famílias locais, se vivo fosse, estaria completando, 82 anos de existência.
Estudou o Curso Primário na "Escolas Reunidas César Zama", e foi aluno da ilustre Profa. Honezinda Teixeira da Rocha.
Após o primário em Xique Xique, o jovem Hélcio foi estudar na cidade da Salvador, onde concluiu o Curso Ginasial e o Curso Científico, tendo se graduado em Medicina no ano de 1954 pela Universidade Federal da Bahia.
Cumprindo a sua determinação de que iria aplicar os seus conhecimentos médicos em prol da saúde dos seus conterrâneos, Dr. Hélcio, logo que se graduou retornou a Xique Xique (BA), onde teve a felicidade e a honra de ser acolhido por todos como o filho ilustre da terra.
Esse seu retorno à terra natal, para exercer a medicina e cuidar da saúde do seu povo, tem um significado e um valor muito grande, pois, como poucos sabem, ao ser graduado como médico o Dr. Hélcio foi convidado pelo famoso cardiologista Dr. Euríclides de Jesus Zerbine, para compor a sua equipe de cirurgiões na cidade de São Paulo, pois, ficara impressionado com o desempenho do médico residente Dr. Hélcio Bessa.
Em 1958 casa-se com a Dra. Joselita Bastos Bessa, também médica, da cidade de Santo Amaro da Purificação (BA) e sua colega de turma que aceitando a missão do marido não hesitou um momento em abandonar a sua região de origem para acompanhá-lo na importante missão de dar assistência médica à Xique Xique (BA), na época pequenina cidade situada na caatinga baiana.
Em 1981, para melhor atender à população xiquexiquenses, o Dr. Hélcio inaugura a sua clínica particular denominada de “Clínica Alexandrina Bessa” em homenagem à sua genitora, empreendimento que administrou junto com sua mulher, até os últimos dias da sua vida.
Dr. Hélcio Bessa permaneceu em Xique Xique (BA), sua terra natal, durante 44 anos de vida dedicada à causa médica, sempre acompanhado da sua mulher, quando, na época, este privilégio era exclusivo de poucas cidades do interior da Bahia.
Foi querido e admirado por todos, por ser homem de grandes méritos, renomado e dedicado médico que, profissionalmente atendia, sem distinção, a todos que o procuravam, sem preocupação de remuneração ou agradecimento.
Em mais uma demonstração de amor por sua terra natal, o Dr. Hélcio, mesmo assoberbado com os procedimentos médicos no Posto de Saúde e na sua Clínica, aceitou o convite feito pelo prefeito municipal Francisco Marçal da Silva para ser o vice-diretor do recém inaugurado Ginásio Municipal Senhor do Bonfim tendo tomado posse em janeiro de 1960, permanecendo nesse cargo até março de 1966 quando assumiu a Diretoria do agora Colégio Municipal Senhor do Bonfim, na qual permaneceu até abril de 1973, tendo sido considerado pelos xiquexiquenses como o diretor mais importante do referido Colégio.
Grande desportista, desde os tempos de estudante em Salvador, onde chegou a jogar no Esporte Clube Bahia, daquela cidade, o Dr. Hélcio durante os 13 anos na Diretoria do Colégio, aproveitou a oportunidade do contato com os jovens xiquexiquenses, para incentivar o esporte na cidade, principalmente o futebol do qual era grande jogador.
A sua primeira providência foi iniciar um movimento para construir um Estádio de Futebol, cuja melhor localização, segundo ele próprio, seria um terreno vizinho ao Colégio. O Estádio foi construído e inaugurado em setembro de 1967 e, contra sua vontade, mas por pressão dos alunos e conterrâneos, foi batizado como Estádio Municipal Doutor Hélcio Bessa.
Sem nenhuma aptidão política partidária, em 1976, por insistência do povo aceitou candidatar-se a vice prefeito de Xique-Xique, vencendo as eleições naquele ano. Com a renúncia do Prefeito Reinaldo Braga, em maio/1982, o Dr. Hélcio Bessa, assumiu o cargo de Prefeito Municipal que exerceu até o dia 31 de janeiro de 1983, quando retomou sua rotina profissional de médico.
Por uma vida de serviços prestados à saúde pública de Xique Xique (BA), cabe como uma luva, em Dr. Hélcio Bessa, a citação do livro do Eclesiástico 38, 12,: "Depois dá lugar ao médico, porque o Senhor também o criou, não o afastes de ti, porque dele tens necessidade”.
O Doutor Hélcio Bessa faleceu, precocemente aos 68 anos de idade, no dia 05 de janeiro de 1998, estando o seu corpo sepultado na cidade de Xiquexique (BA) que tanto amou e tanto serviu durante todos os dias da sua vida. Os xiquexiquenses choraram o falecimento do seu abnegado médico.
Fonte Histórica: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique (História de Chique-Chique)", de Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário