segunda-feira, 5 de março de 2012

Prefeitos de Xique-Xique (BA): JOSÉ MAGALHÃES

PREFEITO JOSÉ MAGALHÃES

Mandato: 01 de janeiro de 2001 a 01 de janeiro de 2005.
Vice-Prefeito: Eduardo Pessoa da Silva.
Pela segunda vez o médico José Magalhães é eleito como o 15º Prefeito Municipal da cidade de Xique-Xique (BA). No primeiro mandato administrou o Muncípio no quadroênio 1993 a 1997. Período em que, segundo os analistas políticos, não realizou nenhuma obra de vulto que pudesse marcar e ficar na memória da população, na história da cidade e do Município.
Como auxiliares nessa segunda gestão o Prefeito José Magalhães escolheu as seguintes secretários:
Chefe do Gabinete: Valmir Magalhães; Procurador: Dr. Édison Lopes Rocha; Secretaria de Educação: Genicássia Bessa Feitosa; Secretaria de Ação Social: Zélia Jacobina; Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca: Samuel Soares Fernandes Sobrinho; Secretaria de Administração e Finanças: Vilma Gomes dos Santos.

Para o segundo escalão administrativo foram escolhidos: Diretoria do Colégio Municipal Senhor do Bonfim: Lélia Almeida Lobo; Diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto: Marcelo Magalhães Franca.
Obras realizadas no segundo mandato do Prefeito:

1 – Na Área de Educação
I) Deu prosseguimento ao Curso Municipal do Pré-Vestibular, que fora criado em 1993, dirigido ao estudante pobre;
II) Iniciou a construção de um prédio escolar na Avenida Antonio Carlos Magalhães, próximo ao Hospital Senhor do Bonfim, no bairro de Pedrinhas, mas não concluiu.
III) Assinou Convênio de parceria com o governo da Bahia, tendo com o qual recebido as seguintes escolas de Ensino Fundamental, seguindo o que determina a Lei Federal º 9394/96:

a) Escola Professor Luiz Navarro de Brito, localizada no bairro da Ponta da Ilha;

b) Escola Ministro Luiz Viana Filho, localizada na Rua Maranhão, centro da cidade;

c)Escola Deputada Necy Novaes, localizada no bairro das Pedrinhas;

d)Escolas Reunidas César Zama – a mais antiga escola pública da cidade, inaugurada no ano de 1937, pelo prefeito coronel Francisco Xavier Guimarães – localizada na Avenida Dr. José Joaquim Seabra, no centro da cidade;

e) Escola Hermenegildo de Souza Nogueira, localizada no bairro dos Paramelos;

f) Escola Deputado Djalma Bessa, localizada no final da Rua Virgílio Bessa, zona sul da cidade;

g) Escola Governador Antonio Carlos Magalhães, localizada na Rua Aurora;.

h) Escola Deputado Gorgônio Neto, localizada no bairro Senhor do Bonfim, na zona leste da cidade;

IV) Assinou convênios de parceria para dar apoio integral à instalação do Campus XXIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
2 – Na Área de Obras, apresentou as seguintes realizações
I) Cuidou da estética da Praça Seis de Julho (Praça da Caldeira), localizada no início da Avenida Doutor José Joaquim Seabra, dando-lhe um belo e acolhedor visual;
II) Reurbanizou a Avenida Doutor José Joaquim Seabra, melhorando sua aparência;
III) Construiu e ajardinou o largo defronte ao Cemitério Central;
IV) Pavimentou com paralelepípedos vários logradouros públicos, em vários pontos da zona urbana, beneficiando principalmente o bairro de Pedrinhas.
3 – Na Área de Agricultura
I) Assinou inúmeros convênios de parcerias com várias associações de agricultores para lhes dar assistência técnica, objetivando melhorar a produção de gêneros de primeira necessidade, dando-lhes melhor qualidade de vida e elevando a renda familiar;
II) Alugou tratores agrícolas, devidamente equipados, e os colocou a serviços dos agricultores de áreas menores, que não podem fazer por conta própria a aração das terras.
4 – Na Área de Esportes
I) Providenciou um convênio de parceria junto ao governador da Bahia Otto Alencar para a construção de um ginásio de esportes, que ficou localizado no bairro São Francisco de Assis, zona nordeste da cidade.

Na segunda quinzena do mês de setembro de 2004 o Tribunal de Justiça da Bahia suspendeu temporariamente o mandato do prefeito José Magalhães.
O vice-prefeito Eduardo Pessoa da Silva assumiu o cargo de prefeito municipal de Xique-Xique durante o tempo que durou o impedimento do médico José Magalhães.
Um recurso impetrado pelo advogado do Dr. José Magalhães foi deferido em seu favor pelo Tribunal de Justiça. Assim, José Magalhães reassumiu o cargo e completou o mandato.
Poder Legislativo Municipal
Na legislatura 2001-2005 a Câmara Municipal teve a seguinte composição: Edésio Rocha Neto, Edson Cosmo da Silva, Esermílson Rocha, Francisco Machado da Silva, Francisco Pereira de Carvalho, Joaquim Lopes Rabelo, José Pessoa de Carvalho, Laércio Muniz Ferreira, Luís André de Queiroz Teixeira, Manoel Moura da Silva, Marivaldo Figueiredo Santos, Ruidalba Maria Lobo de Araújo e Valmir Magalhães.
O suplente de vereador Sérgio Luiz Figueiredo Nogueira foi convocado para assumir a cadeira do titular Valmir Magalhães que, por sua vez, foi convidado pelo prefeito José Magalhães a assumir a chefia do gabinete do poder executivo municipal.
Nesse período a Câmara Municipal teve as seguintes mesas diretoras:
Biênio 2001-2003:
Presidente: Francisco Machado da Silva
Vice-Presidente: Edésio Rocha Neto

1ª Secretária: Ruidalba Maria Lobo de Araújo
2º Secretário: Francisco Pereira de Carvalho
Biênio 2003-2005:
Presidente: Francisco Machado da Silva

Vice-Presidente: Francisco Pereira de Carvalho

1º Secretário: Laércio Muniz Ferreira
2ª Secretária: Ruidalba Maria Lobo de Araújo.
Na gestão do Prefeito José Magalhães, aconteceram os seguintes eventos:
I) Universidade Estadual da Bahia - UNEB, em Xique Xique (BA)
No mês de abril de 2002 o governador da Bahia envia à Assembleia Legislativa um projeto-de-lei criando em Xique Xique um campus da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
O projeto-de-lei tramitou em caráter de urgência virou lei que é sancionada pelo vice-governador Otto Alencar, no exercício da governadoria.
II) Fundada a Academia de Letras de Xique-Xique
No dia 03 de maio de 2002, foi fundada a Academia de Letras de Xique-Xique – ALEX,
que teve como fundadores os acadêmicos Carlos Ribeiro Rocha (poeta e lingüista), Adonias Gouveia da Silva (poeta), Betty Gleyb Argolo Rodrigues (poeta e cronista), Carlos de Souza Santos (cronista), Cassimiro Machado Neto (poeta e historiador), Edílson Almeida de Figueiredo (lingüista e cronista), Geny Feitosa Ramos (cronista), Geraldino Teixeira de Queiroz (cronista), Jéferson Gustavo Pinheiro Meira (poeta e cronista), Jorge Carvalho Nogueira (poeta), José Maria de Moura (cronista), Lígian Menezes Santos de Oliveira (poeta), Raimundo Nonato de Oliveira Filho (poeta) e Violeta Adélia Franca (poeta e lingüista).
A primeira Diretoria da ALEX, foi assim constituida:
Presidente: Carlos Ribeiro Rocha
Vice-presidente: Cassimiro Machado Neto
1º Secretário: Carlos de Souza Santos
2ª Secretária: Lígian Menezes Santos de Oliveira
1º Tesoureiro: Adonias Gouveia da Silva
2ª Tesoureira: Geny Feitosa Ramos
Diretor de Publicações: Jorge Carvalho Nogueira
Relações Públicas: Raimundo Nonato de Oliveira Filho
Bibliotecária: Betty Gleyb Argolo Rodrigues
Diretor de Arquivo: Jéferson Gustavo Pinheiro Meira.
III) Entrou em circulação um novo jornal em Xique Xique, denominado "Página Revista"
IV) Instalado o Conselho Tutelar
Com a finalidade de zelar e garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente – com base na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – foi instituído na cidade o Conselho Tutelar de Xique Xique, sendo instalado no dia 13 de novembro de 2003.
V) Instalado, em 06.01.2004, o Campus XXIV , da Universidade Estadual da Bahia.

Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique (História de Chique-Chique)" - livro da autoria do Professor e Pesquisador Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário