domingo, 1 de abril de 2012

Evangelho Dominical: Domingo de Ramos

MARCOS 14, 1 - 15,47


Conspiração contra Jesus - 1Faltavam dois dias para a Páscoa e para a festa dos Ázimos. Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei procuravam um meio de prender Jesus à traição, para matá-lo.

Preparativos para a ceia pascal - 15Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Ali fareis os preparativos para nós!’ 16Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito, e prepararam a Páscoa. Um de vós, que come comigo, vai me trair.’

Anúncio da traição de Judas - 17Ao cair da tarde, Jesus foi com os doze. 18Enquanto estavam à mesa comendo,Jesus disse: ‘Em verdade vos digo, um de vós, que come comigo, vai me trair.’ 19Os discípulos começaram a ficar tristes e perguntaram a Jesus, um após outro:‘Acaso serei eu?’ 20Jesus lhes disse:‘É um dos doze, que se serve comigo do mesmo prato. 21O Filho do Homem segue seu caminho,conforme está escrito sobre ele. Ai, porém, daquele que trair o Filho do Homem! Melhor seria que nunca tivesse nascido!’ Isto é o meu corpo. Isto é o meu sangue, o sangue da aliança.

Instituição da Eucaristia - 22Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: ‘Tomai, isto é o meu corpo.’ 23Em seguida, tomou o cálice, deu graças,entregou-lhes e todos beberam dele. 24Jesus lhes disse:‘Isto é o meu sangue, o sangue da aliança,que é derramado em favor de muitos.25Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino deDeus.’Antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás.

Predição da negação de Pedro - 26Depois de terem cantado o hino,foram para o monte das Oliveiras.27Então Jesus disse aos discípulos:‘Todos vós ficareis desorientados, pois está escrito:‘Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersarão.’28Mas, depois de ressuscitar,eu vos precederei na Galiléia.’29Pedro, porém, lhe disse:‘Mesmo que todos fiquem desorientados, eu não ficarei.’30Respondeu-lhe Jesus:‘Em verdade te digo, ainda hoje, esta noite,antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás.’31Mas Pedro repetiu com veemência:‘Ainda que tenha de morrer contigo, eu não te negarei.’E todos diziam o mesmo.Começou a sentir pavor e angústia.

No Getsêmani -32Chegados a um lugar chamado Getsêmani, disse Jesus aos discípulos:‘Sentai-vos aqui, enquanto eu vou rezar!’33Levou consigo Pedro, Tiago e João,e começou a sentir pavor e angústia.34Então Jesus lhes disse:‘Minha alma está triste até a morte.Ficai aqui e vigiai.’35Jesus foi um pouco mais adiante e, prostrando-se por terra, rezava que, se fosse possível, aquela hora se afastasse dele.36Dizia: ‘Abbá! Pai! Tudo te é possível: Afasta de mim este cálice! Contudo, não seja feito o que eu quero, mas sim o que tu queres!’37Voltando, encontrou os discípulos dormindo. Então disse a Pedro:‘Simão, tu estás dormindo?Não pudeste vigiar nem uma hora?38Vigiai e orai, para não cairdes em tentaçóo!Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.’39Jesus afastou-se de novo e rezou, repetindo as mesmas palavras.40Voltou outra vez e os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados de sono e eles não sabiam o que responder.41Ao voltar pela terceira vez, Jesus lhes disse:‘Agora podeis dormir e descansar. Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores.42Levantai-vos! Vamos! Aquele que vai me trair já está chegando.’Prendei-o e levai-o com segurança!’

A prisão de Jesus - 43E logo, enquanto Jesus ainda falava,chegou Judas, um dos doze,com uma multidão armada de espadas e paus.Vinham da parte dos sumos sacerdotes,dos mestres da Lei e dos anciãos do povo.44O traidor tinha combinado com eles um sinal,dizendo: ‘É aquele a quem eu beijar.Prendei-o e levai-o com segurança!’45Judas logo se aproximou de Jesus, dizendo:‘Mestre!’, e o beijou.46Então lançaram as mãos sobre ele e o prenderam.47Mas um dos presentes puxou a espadae feriu o empregado do sumo sacerdote,cortando-lhe a orelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário