sexta-feira, 25 de maio de 2012

Baixio de Xique Xique: ESTÁGIO ATUAL

(Continuação da matéria publicada no dia 19.05.12)

Informo aos seguidores e leitores deste Blog que a  população de Xique Xique (BA) não concorda com a denominação de BAIXIO DE IRECÊ dada ao Projeto de Irrigação que está sendo implantado no Município de Xique Xique (BA), local onde estão situados o BAIXIO e a ÁGUA necessários à existência do Projeto.
Denominá-lo de BAIXIO DE IRECÊ é uma falácia e acredito mesmo que os habitantes da cidade de Irecê (BA)  não devem sentir-se confortáveis com essa indevida denominação pois, sabem, mais que ninguém, que naquele Município não tem água para irrigação e fica há mais de 100 km da margem do Rio São Francisco.
Acredito que não seja deles a autoria dessa denominação e sim que tenha partido de algum técnico que desconhece a realidade dos fatos.
Por isso creio que os próprios moradores da cidade de Irece poderiam ser parceiros dos Xiquexiquenses nesse pleito de mudança do nome do Projeto para BAIXIO DE XIQUE XIQUE, a não ser que queira compactuar com o erro técnico e manter a usurpação.

                 O  PROJETO DE IRRIGAÇÃO BAIXIO DE XIQUE XIQUE

                Estágio atual:

               A etapa 1ª, com cerca de 4.723 ha, está com as obras civis concluídas e com as adutoras e estações de bombeamento de pressurização  em fase de montagem. Esta etapa destina-se a pequenos e médios produtores.
               O canal CP-0 está concluído até o km 13. Do km 13 ao km 27, as obras estão em fase de conclusão, e do km 27 ao km 42, as obras estão em implantação. Este canal é responsável pelo abastecimento das etapas 1 e 2 que estão em implantação.
              A etapa 2 com área estimada de 5.288 ha será abastecida pelo canal CP-0 no trecho em fase de conclusão. Essa etapa será destinada a lotes empresariais e está com as adutoras em fase de aquisição e montagem.
             A Estação de Bombeamento Principal teve sua primeira fase de implantação das obras civis concluídas, assim como a montagem dos equipamentos elétricos e mecânicos. A segunda fase de implantação ainda deverá ser objeto de estudos a serem executados.
             A etapa 3, com aproximadamente 4.843 ha, deverá ser a próxima etapa a ser implantada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário