quinta-feira, 31 de maio de 2012

A GRANDE SECA EM 244 MUNICÍPIOS DA BAHIA


Seca deixa mais da metade das cidades baianas em estado de emergência
Segundo a Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), 244 dos 417 municípios do estado estão nessa situação
Em atenção às sérias dificuldades enfrentadas por grande parte dos Municípios baianos, afetados pela seca prolongada, o Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, na última quinta-feira (26/04), a Ordem de Serviço Nº 014/12 regulamentando os gastos com os festejos, especialmente as festividades tradicionais, a exemplo do São João, Micaretas e outras, que requerem muitas vezes vultuosas despesas. A presidência determinou a todos os Inspetores Regionais que exerçam, no particular, uma fiscalização rigorosa no sentido de apurar se os Municípios atingidos pela seca estão promovendo tais festejos, para que a matéria seja objeto de apuração pelo Egrégio Plenário, inclusive no que diz respeito à razoabilidade dos gastos realizados, em razão das dificuldades anteriormente mencionadas. Caso fique evidente o procedimento irrazoável do gestor, deve-se lavrar contra o mesmo o necessário termo de ocorrência
Chega a 20 o número de municípios baianos que cancelaram os festejos juninos em virtude da seca que atinge o estado e é considerada a pior dos últimos 47 anos. Outras 17 cidades diminuíram os dias do arrasta-pé.
Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), as cidades que decidiram até esta quinta-feira (10) não ter São João são: Pindobaçu, Casa Nova, Tapiramutá, Filadélfia, Miguel Calmon, Nova Fátima, Mirante, Várzea Do Poço, Nova Itarana, Iramaia, Sitio do Quinto, Canudos, Muquém do São Francisco, Várzea Nova, Barrocas, Tucano, Caém, Mundo Novo, Serrolandia, E Riachão do Jacuípe.
Na maioria das cidades, a suspensão dos festejos foi decidida em audiências públicas entre os prefeitos e a população. Em Miguel Calmon, por exemplo, a audiência foi realizada no dia 27 de abril, no Centro de Capacitação Profª Elza Valois, e contou com a participação de 200 pessoas. 
Os municípios que reduziram a programação dos festejos são: Senhor do Bonfim, Lençois, Mucugê, Paulo Afonso, Piritiba, Amargosa, Jequié, Euclides da Cunha, Valente, Marcionilio Souza, Irecê, Campo Formoso, Santa Inês, Mortugaba, Botuporã, Boquira e Camaçari. 
A GRANDE SECA QUE ASSOLA O ESTADO DA BAHIA, COM MAIS DA METADE DOS MUNICÍPIOS EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA É UM FATO ATUAL QUE DEVE SER REFLETIDO PELOS NOSSOS GESTORES MUNICIPAIS SOB PENA DE VIRMOS A FICAR IMPOSSIBILITADOS DE ATENDER AOS NOSSOS CONTERRÂNEOS  QUE NÃO MORAM NA SEDE DO MUNICÍPIO.
O NOSSO CURTO DINHEIRO PÚBLICO, ORIUNDO DE UM POBRE ERÁRIO NÃO PODE SER DESPERDIÇADO EM BANDAS E FESTEJOS QUANDO OS NOSSOS IRMÃOS XIQUEXIQUENSES ESTÃO SOFRENDO FOME  SEDE.
NÃO PODEMOS NOS ALIENAR A ESSE PONTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário