domingo, 15 de julho de 2012

Baixio de Xique Xique (BA): PROJETO DE IRRIGAÇÃO


BAIXIO DE XIQUE XIQUE: O PROJETO

Informo aos seguidores e leitores deste Blog que a  população de Xique Xique (BA) não concorda com a denominação de BAIXIO DE IRECÊ dada ao Projeto de Irrigação que está sendo implantado no Município de Xique Xique (BA), local onde estão situados o BAIXIO e a ÁGUA necessários à existência do referido Projeto.
Denominá-lo de BAIXIO DE IRECÊ é um grande engano e, acredito, mesmo, que os habitantes da cidade de Irecê (BA)  não devem sentir-se confortáveis com essa indevida denominação pois, sabem, mais que ninguém, que naquele Município não tem baixio, não tem água para irrigação e fica a uma distância de mais de 100 km da margem do Rio São Francisco, local da tomada d'água (FOTO).
Como acredito não serem eles os autores  da errada denominação e sim que tenha partido de algum técnico que desconhece a realidade dos fatos, bem que os habitantes da cidade de Irecê poderiam ser parceiros dos Xiquexiquenses nesse pleito de mudança do nome do Projeto para BAIXIO DE XIQUE XIQUE, a não ser que queiram compactuar com essa  usurpação.

                                PROJETO DE IRRIGAÇÃO BAIXIO DE XIQUE-XIQUE (BA)

                  O Projeto de Irrigação Baixio de Xique Xique irá ocupar uma  área total  de  95.119 ha,com uma reserva ambiental da ordem de 192.566 ha, devendo ser utilizados 58.659 ha na irrigação propriamente dita, divididos em lotes para pequenos, médios e grandes  produtores. 
               A implantação do Projeto está prevista para ser feita  em 9 etapas, assim distribuídas: 1ª etapa: 4.723 ha (em implantação); 2ª etapa: 5288 ha (em implantação); 3ª Etapa: 4.834 ha; 4ª Etapa: 4.480 ha;  5ª Etapa:  6.137 ha;  6ª Etapa:  6.315 ha;   7ª Etapa:  6.542 ha;  8ª Etapa:  7.640 ha;  9ª Etapa 12.700 ha.

                
                   Culturas principais que serão implantadas na área do  Projeto: A área irrigada contemplara as culturas de abacaxi, abóbora, algodão, banana, cana-de-açúcar, cebola, coco, feijão, goiaba, limão, mamão, maracujá, milho, melancia, melão, pimentão, tangerina, tomate e uva, café, cana-de-açúcar e pinhão manso.
                Outras atividades: O Projeto prevê também um sistema de produção baseado na caprinovinobovinocultura, consorciado a outras atividades complementares, tais como apicultura, fruticultura e avicultura.
                 Etapa 1ª - 4.723 ha:  as obras civis estão concluídas. As adutoras e estações de bombeamento e de pressurização encontram-se em fase de montagem. Esta etapa destina-se a pequenos e médios produtores.
                Etapa 2ª - 5.288 km: Está em fase de implantação. Essa etapa será destinada a lotes empresariais e está com as adutoras em fase de aquisição e montagem
                  Etapa 3ª - 4.843 km:  deverá ser a próxima etapa a ser implantada.

LOCALIZAÇÃO
                       O Projeto Baixio de Xique Xique está localizado a cerca de  500 Km de Salvador, no trecho final do médio São Francisco, nos Municípios de Xique Xique (BA) e Itaguaçu da Bahia, sendo que a tomada d'água fica situada no município de Xique Xique (BA), no Distrito de Boa Vista.

ACESSO
           O acesso ao Projeto se dá através da Rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana e, também por uma estrada estadual que sai diretamente da cidade de Xique Xique (BA) para o  distrito de Boa Vista, que por sua vez interliga-se à malha viária nacional através da BR-116.
CANAL PRINCIPAL
        O Canal Principal tem uma extensão total de 84 km 

INFRA-ESTRUTURA
         É composta pelos seguintes Sistemas: 1) Sistemas de captação de água no Rio São Francisco; 2) Sistema de condução de água ao longo do perímetro;  3) Sistema de drenagem; 4) Sistema viário; 5)  Sistema de distribuição elétrica.

OBJETIVOS DO PROJETO
                1) Fixar o homem a terra;     2) Aumentar a produção agrícola;      3)Aproveitar terras férteis;     4) Tornar as terras produtivas com a irrigação;      5) Incentivar a implantação de agroindústrias;

 Benefícios previstos
        Quando da conclusão do Projeto serão criados  180 mil empregos diretos e indiretos e  beneficiadas 240 mil pessoas.

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário