domingo, 11 de novembro de 2012

Aconteceu em Xique Xique (BA): Século XIX

EMANCIPAÇÃO DE XIQUE XIQUE
No dia 06 de julho de 1832, o  Conselho Provincial da Bahia assinou decreto criando o Município do "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", desmembrando-o do município de Jacobina (BA), tendo, no dia 23 de outubro de 1834, sido instalada a primeira Câmara Municipal de Vereadores, composta por sete cidadãos eleitos pela população. 
A sede do Município, mesmo sendo autônoma,  ficou, por noventa e seis anos, com a denominação de "Vila", vez que, de acordo com a Constituição Imperial, de 25 de março de 1824, todo município que fosse criado cuja sede tivesse menos de cinco mil habitantes ficaria com o nome de ‘Vila’, até que passasse a ser habitada por mais de cinco mil moradores, quando então receberia o nome de "cidade". 
Historicamente, somente em 13 de junho de 1928, a ‘Vila’ de Chique-Chique passou a ter mais de cinco mil habitantes, adquirindo o direito constitucional de ser denominada de "Cidade", o que ocorreu mediante a Lei Estadual nº 2082, assinada pelo governador da Bahia Vital Batista Henrique Soares.
A data de 06.07.1832, é portanto o marco que inicia a contagem do tempo em que a atual cidade de Xique Xique (BA) passou a ser um município autônomo.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique - História de Chique Chique" de Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário