sábado, 3 de novembro de 2012

Aconteceu em Xique Xique (BA) - Século XVIII: Miscigenação portuguesa em Xique Xique (BA)


No ano de 1725,  chegou arraial de Xique Xique (BA), o português  Alberto Pires de Carvalho, sobrinho de outro português Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho, que já se encontrava instalado na margem do Rio São Francisco, no Município de Xique Xique. 
O Jovem Alberto Pires de Carvalho,  estimulado pelo tio, comprou uma grande gleba de terra da Fazenda Praia, instalando ali a  Fazenda Tiririca situada nas proximidades de um olho d’água, onde construiu a  sede da fazenda para criar gado.
No mesmo ano, casou-se uma  índia tapuia criada na casa do seu tio Theobaldo e  batizada com o nome de  Felícia Pires de Carvalho, indo residir na Fazenda Tiririca, onde  tiveram  vinte e quatro filhos e filhas.
Toda essa grande  prole e os demais descendentes se casaram com filhos dos colonos e dos agregados da própria fazenda e com os descendentes de Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho, com filhos dos habitantes do arraial de Xique Xique, moradores da Ilha do Miradouro e da Fazenda  Pedras, moradores de Marrecas, Riacho Grande, São Domingos, Canabrava do Gonçalo, Olho d’Água do Gonçalo e Riacho de Areia e de outras localidades circunvizinhas, dando origem aos habitantes da região.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique - História de Chique Chique", de Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário