segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Jornais de Xique Xique: "A ORDEM"


A edição nº 2 do semanário xiquexiquense "A ORDEM",  circulou no dia 24 de julho de 1931, com quatro páginas e trazia como chamada de capa a matéria Carta Aberta do Sr. José Lacerda residente na Vila de Açuruá, que, entre outras coisas elogia o semanário e condena a extinção do município de Gameleira do Açuruá, criado em 09 de julho de 1890.
Essa matéria destaca, ainda, a viagem do coronel Franklin Lins de Albuquerque a São Paulo, a bordo do vapor São Francisco, com breve parada no porto de Xique-Xique, que pretendia manter uma audiência com o general Góis Monteiro e com o tenente Juarez Távora, para conversar sobre a reação dos paulistas contra Getúlio Vargas. O famoso coronel sãofranciscano pretendia colocar seus homens armados à disposição dos revolucionários paulistas. 
Na página dois do semanário,  Página Humorística,  são divulgadas muitas piadas e algumas curiosidades, além de  uma poesia de autoria do conterrâneo Olimpio Antunes Bastos.
A página três é quase que totalmente dedicada a  anúncios comerciais.
A página quatro constam algumas matérias como "A Crise em São Paulo", a "Reforma Ortográfica" e alguns aniversários. Ainda nessa página é divulgada a notícia de que  o Monsenhor Costa se acha adoentado.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique - História de Chique Chique", de Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário