sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Crônica Xiquexiqueana: AS NOVENAS DO SENHOR DO BONFIM

  
NOVENAS DO SENHOR DO BONFIM

   Na década de 1950 e, creio que ainda  hoje, a data mais importante de Xique Xique (BA) é a festa do Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade, celebrada no dia 1º de janeiro.
   Nos idos daquela década, quando chegava o esperado dia da festa, todos os xiquexiquenses enfatiotavam-se com o melhor vestuário, com a obrigação de ser novo.
   E, toda essa preparação, visava, unicamente, participar da Missa Solene das 9 horas na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, celebrada pelo Pároco de então Padre José de Oliveira Bastos (Padre Bastos) auxiliado pelo Padre Honório de Queiroz Rocha, ficando este encarregado da homilia, na qual gastava mais de uma hora falando.
   O Padre Honório Rocha era filho de Xique Xique, mas exercia o sacerdócio em Petrolina (PE) além de ser professor no Ginásio D. Bosco daquela cidade. Bom orador sacro, muito admirado pela sua inteligência e preparo cultural, nunca deixou de comparecer à festa anual em homenagem ao Senhor do Bonfim.
   Mas, antecedendo ao brilhantismo da festa do dia 1º de janeiro, aconteciam, durante 9 noites, as famosas novenas do Senhor do Bonfim tendo a cada dia, como patrono, uma determinada categoria econômica ou social da cidade.
   Era a noite das viúvas, a noite dos comerciantes, a noite das moças, dos fazendeiros, dos rapazes, etc.
   Mas, a novena mais esperada e mais animada em função da quantidade de fogos de artifício era a noite dos pescadores.
     Como a prever a nobreza da festa do dia 1º de janeiro, as novenas já se revestiam de grande solenidade e eram prestigiadas por todo o povo e pelos sacerdotes que se encontrassem na cidade.
   Durante os nove dias das novenas os sinos da Matriz costumavam badalar às 12:00 h e às 18:00 h. Nesses dois momentos acontecia a queima de fogos em frente a Igreja. A depender do foguetório do meio dia já se podia fazer uma ideia da quantidade de fogos que seria utilizada na novena, principalmente no momento da elevação do Santíssimo quando a Praça D. Maximo ficava coberta por uma nuvem de fumaça e o ensurdecedor barulho dos fogos impedia qualquer audição de quem estivesse conversando nos bancos do jardim.
   Existia um senhor, conhecido por "Caxixe", modesto xiquexiquense, conhecido de toda a comunidade, que era o principal operador do foguetório especialmente os rojões soltados em frente à Igreja do Senhor do Bonfim, em todas as novenas que antecediam as festas religiosas da cidade.
   O pipocar dos fogos fascinava não somente as crianças. Os adultos, também ficavam admirados com os foguetes que subiam paralelos à torre da Igreja para logo em seguida lançarem o estouro. Precisava ver como Caxixe exercia aquela função com dignidade e responsabilidade. Ele e somente ele estava autorizado e capacitado a soltar os foguetes, principalmente, nas novenas do Senhor do Bonfim, não importando quem fosse o patrocinador da respectiva noite
   Eventualmente levado pela nossa insistência, Caxixe permitia que um de nós soltasse um dos foguetes de vara, mas somente no horário do meio dia. Mesmo assim a gente tinha que seguir a sua explicação sobre a forma verticalmente correta de se colocar a vara do foguete bem como a melhor maneira de encostar o tição aceso na pólvora e o momento certo de liberá-lo para que, levado pelo empuxo, subisse retilíneo para o céu. Era a maior alegria e a gente ficava plenamente satisfeito com apenas um foguete que nos fosse permitido soltar
E assim a cada ano, como ainda hoje, a população católica de Xique Xique homenageava o Senhor do Bonfim com uma bonita festa religiosa no dia 1º de janeiro antecedida por bonitas novenas com a Igreja totalmente lotada de fiéis que lá compareciam para fazer suas orações ao Santo Padroeiro, admirarem a decoração da Matriz e pedirem graças e saúde para o ano vindouro.

               Ontem recebi da amiga Zélia Jacobina, a programação  das novenas de preparação para a festa do Senhor do Bonfim que será celebrada no dia 1º de janeiro de 2013. Isso apenas demonstra que a devoção ao Senhor do Bonfim continua intacta na nossa Xique Xique.

NOVENAS E FESTA DO PADROEIRO SENHOR DO BONFIM

     Tema: “A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E MISSÃO DA IGREJA”


     1º dia 23/Dez – Domingo:  Às 17:00 h tradicional procissão fluvial com a imagem do Senhor do Bonfim, saindo da ilha do Miradouro, em direção ao Parque Aquático Ponta das Pedras até a para Igreja Matriz. Haverá lavagem das escadarias da Igreja, bênção dos barqueiros e dos veículos automotores. 
Às 19:30 – Missa de abertura do novenário.Tema:  "Eis–me aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra". (Lc. 1.38). Convidados especiais:  Grupo de Mulheres de Xique Xique, Grupo de Natal em Família, Professores e Professoras, Dízimistas e Comunidade de São Pedro.
    2º dia 24/Dez - Segunda Feira: Às 22:00 h,  Missa do Galo .Tema: Eu vos anuncio uma grande alegria." (Lc. 1,10). Convidados Especiais: Ministros Extraordinários da Eucaristia e da Palavra, Ministérios das Exéquias, Liturgia, Salmistas,  cantores e toda comunidade Urbana.
   3º Dia 25/Dez – Terça Feira: Às 19:00 h  Missa. Tema: "No princípio era a Palavra, e a Palavra era Deus e veio morar entre nós." (Jo.1,1). Convidados Especiais: Pastoral da Criança, Infância Missionária, Pastoral do Menor, Pastoral do Batismo e  Comunidades de Nossa Senhora Aparecida, São João Batista.  Bênção para as Crianças.
    4º Dia 26/12/12 - Quarta feira: Às 19:00 h  Missa. Tema: "O Espírito de Vosso Pai é que falará através de vós." (Mt. 10,20). Convidados Especiais: Pastoral da Juventude, Pastoral Vocacional, Catequese, Ministério de Teatro e Comunidades N.S. da Conceição, Santa Luzia e Bênção para os Jovens.
   5º Dia –27/Dez - Quinta Feira: Às 19:30 h Missa. Tema: "Os nossos olhos, contemplaram e as nossas mãos tocaram na palavra da vida" (1 Jo 1.1).  Convidados Especiais: Irmandade de São José,  Terço dos  Homens, Associações, Comunidade Santa Marta e Marreca Velha.
    6º Dia 28/Dez – Sexta Feira: Às 19:00 h Missa. Tema: "A palavra de Deus é Luz." (1J0.1,5).  Convidados Especiais: Comunidades de Santo Antônio e Santo Inácio e Apostolado da Oração.
  7º Dia 29/Dez -  Sábado: Às 19:00 h Missa. Tema: "Meus olhos viram a sua Salvação (Luc. 2,31) – Convidados: Comerciantes, Bancários, Pia União dos Filhos e Filhas de Maria, Comunidades e Centro. Bênção para os Comerciantes. Comunidade de São Lourenço e Nova Iguira.
Às 16:00 h Missa para  os idosos.
     8º Dia 30/Dez -  Domingo: Às 19:30 h Missa. Tema: "Que a palavra de Cristo com toda a sua riqueza habite em vós." (Col.3,15). Convidados Especiais: Pastoral Familiar, Renovação Carismática, Conselho de Leigos, Aposentados. – Comunidade São Francisco.
     9º Dia 31Dez – Segunda Feira: Às 22:00 H Missa. Tema: "Escuta Israel o Senhor teu Deus quer falar." (Mt.11, 25). Convidados Especiais: Todas as Comunidades, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Poder Executivo e todos os Devotos do Senhor do Bonfim.,  Bênção  para os devotos, para o Ano Novo  de 2013 e para todos os Paroquianos.

1º  de Janeiro 2013 – Terça Feira - Festa do Padroeiro. 
          Às 05:00 h alvorada. 
          Às 10:00 h Missa Solene para. Convidados Especiais: Comunidade Rural,  Pastorais, Grupos, Movimentos e Devotos do Sr. Do Bonfim. 
         Ás 12:00 h Oração do Ângelus. 
         Ás 17:00 h Grandiosa Procissão. Após a Missa, Bênção do Santíssimo Sacramento e Queima de Fogos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário