sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Jornais de Xique Xique (BA): "A ORDEM" - 5ª Edição


                        "A ORDEM" - Nº 05
A 5ª edição do periódico "A ORDEM" circulou em Xique-Xique no dia 14 de agosto de 1931, e trazia como  matéria de capa com o título "Chique-Chiquenses", assinada pelo Sr.José Lacerda, renovando suas vibrantes e entusiastas felicitações extensivas a toda a população pelo nascimento do jornal.
Há uma carta de Santo Inácio datada de 10.08.1931, assinada pelo Sr. Antônio Franca e pela empresa  Euclides Gomes & Cia.  sob o título "Reclamação", que chama a atenção dos senhores coletores Federal, Estadual e Municipal para o abuso de certos comerciantes. Há, ainda, uma reportagem feita sobre uma viagem a Açuruá, da autoria do Sr. Claudemiro Miranda, que de tão extensa continua na última página e lá chama para concluir o relato no próximo número do periódico,
A segunda página traz um artigo denominado "Mudança de Nome", assinado pelo Sr. Aldo Brito, correspondente em Santo Inácio, no qual comenta a mania de alguns modernistas de ficar mudando os nomes dos lugares e, às vezes, das pessoas também.
Na sua matéria o Sr. Aldo Brito diz não aceitar nem entender porque Gameleira do Açuruá teve seu nome mudado para Vilaçuruá. Lembra que tentaram mudar o nome de Chique-Chique para Góis Calmon e, frisa ele, o senador Venceslau Guimarães protestou e a idéia morreu. Menciona dois lugares com o mesmo nome: Chique-Chique do Andaraí e Chique-Chique do São Francisco. Sugere que escrevam o de Andaraí com X e deixe o nosso com C. Ou deixem tudo como está. E vai argumentando e defendendo sua opinião.
Ainda, na mesma página, temos uma coluna intitulada "Dizem", trazendo a boa notícia de que a estrada de rodagem de Canabrava a Morro do Chapéu está concluída, permitindo doravante uma viagem de automóvel de Xique-Xique a Salvador. E que brevemente virá uma caravana de automóveis de Morro do Chapéu a Xique-Xique.
Na página três os anúncios, com algumas novidades. E na página quatro uma poesia de autoria de José Lacerda – "Despedida" – e uma lista de assinantes do jornal.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique - História de Chique-Chique" , de Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário