quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Xiquexiquenese Ilustres: DR.CLODOALDO AVELINO




   O Dr. Clodoaldo  de Magalhães Avelino, também conhecido como DR. DOZINHO, nasceu em Xique-Xique (BA) no dia  23 de janeiro de 1899, filho do Coronel Agrário de Magalhães Avelino e de D. Francisca de Magalhães Avelino. 
   Após a conclusão do curso Primário,  foi encaminhado  para a cidade do Salvador,  onde cursou o curso Ginasial no Ginásio Ipiranga e o  Colegial, no Colégio Carneiro Ribeiro. 
   Ingressou na  Faculdade de Medicina da Bahia, formando-se no ano de 1924, como o primeiro médico de Xique-Xique, tendo se especializado  em oftalmologia.
   Exerceu a medicina em Xique-Xique (BA), Barreiras (BA), Januária(MG) e Belo Horizonte. Participou, em dezenas de localidades brasileiras, de grande número de congressos e conferências. Prestou voluntária e gratuitamente, às camadas mais humildes dos lugares aonde viveu e trabalhou, inúmeros serviços profissionais e de assistência social.
   O Doutor Clodoaldo foi membro e sócio de inúmeras entidades ligadas a sua profissão, tendo recebido diversos títulos e honrarias.
  Como médico em Xique-Xique, fundou o Centro Espírita Agostinianos, a Escola José Petitinga e os Hospital Ana Avelino – este extinto. 
  Foi homenageado em sua terra natal quando o seu nome foi colocado numa rua no bairro Polivalente, na Zona Leste da cidade e o seu busto colocado na Praça Allan Kardec, na cidade de Xique Xique, quando da comemoração do centenário de seu nascimento, no dia 23 de janeiro de 1999.
   Doutor Clodoaldo de Magalhães Avelino se casou por duas vezes. Em primeiras núpcias com a Sra. Adelaide de Campos Avelino, ficando viúvo. Em segunda núpcias com a Sra. Honorina Xavier Avelino. Não tiveram filhos.
   Faleceu no dia 13 de setembro de 1985, aos 86 anos de idade, na cidade de Belo Horizonte (MG), onde foi sepultado. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal de Xique-Xique decretou luto oficial por três dias.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário