terça-feira, 26 de março de 2013

Jornais de Xique Xique BA: "A ORDEM"

O jornal "A ORDEM", em sua edição n° XIV, de 1° de novembro de 1931, traz o artigo "Salve 24 de Outubro"  lembrando  o 1° aniversário da Revolução de 30, liderada pelo Ditador Getúlio Vargas, que, num golpe de estado derrubou o presidente eleito Dr. Washington Luiz.
Publica  uma proclamação, de 20.10.1931, assinada pelo Prefeito Municipal coronel José de Souza Nogueira,  na qual faz uma veemente convocação ao povo para participar dos festejos cívicos. Traz, ainda, uma reportagem da festa, que começou com uma alvorada às 05:00 horas da manhã, com salva de 21 tiros; relaciona as  pessoas que colaboraram, tais como o Promotor Público Dr. Vítor Farani como orador oficial, o Dr. Vanderlino de Souza Nogueira; o médico Dr. Oscar Coelho de Aquino, a professora Adelaide Araújo, o jovem Valmório de Lacerda; os torneios infantis tiveram várias dissertações tais como: "Batalha de  Riachuelo" a cargo da jovem Wanda Sampaio; "O Livro e a América"  por Ariene Lustoza; "Mal Secreto", por Maria Peregrino Regis;   "O   Soldado",   por   Astrogildo Bandeira; "O Ipiranga", por Esmerino Lustoza; "O Escoteiro", por Samuel Soares; "Foi para Isto", por Osmar Lustoza e "Saudação à Bandeira", por Dalvo Sampaio.
Com o título "Rodoviária Chique-Chique Bahia" o viajante Aziz Asmar enviou telegrama de Salvador avisando que sua última viagem fora feita em apenas 39 horas. O periódico tece, ainda, animadores comentários acerca da construção da estrada Xique-Xique a Santo Inácio, mencionando o Sr. Artur Raimundo, grande capitalista e comprador de carbonados e diamantes, como um dos cidadãos mais influentes para a conclusão da estrada. Finaliza com a transcrição do Decreto n° 7.660, de 1° de outubro de 1931, assinado pelo interventor federal da Bahia Juraci M. Magalhães; dispõe sobre a reforma ortográfica da Língua Portuguesa.
A página dois mantém sua vocação de publicar colaborações diversas, geralmente assinadas por abreviaturas, que devem ser fictícias. Os temas e os conteúdos são tiradas de humor.
A página três apresenta anúncios comerciais  desta feita trazendo pela primeira vez a publicidade da LOJA PIAUIENSE.
A página quatro começa com a matéria "Coração Aberto", assinado pelo Sr. Claudemiro Miranda, diretor do jornal, dando um depoimento sobre sua própria vida,  uma espécie de autobiografia, prometendo continuar  nas próximas edições. Vem a coluna "Viajantes" noticiando o regresso do Dr. Clício Bezerra Moreno, Juiz de Direito de Xique-Xique; informa a chegada  do  médico  Dr. João   Guedes  com sua família, originários de Poços; também o Sr. Marinho Pereira de Carvalho que chegou de  Canabrava do Gonçalo, onde representa este jornal;  também esteve na cidade, vindo do Rio de Janeiro, o grande pedrista Jovilino Martins, sócio da firma Jovilino Martins &  Irmão; outro assunto é "Ruas Imundas" criticando duramente a sujeira, o desleixo da população e das autoridades em relação ao fato.
Na coluna "Falecimentos" a notícia da morte de dom Antonio Malan, bispo da Diocese de Petrolina, no vizinho estado de Pernambuco; em "Aniversariantes" o destaque vai para D. Damares G. de Miranda, que completou idade nova no dia 1° de novembro.
 

OBS: O periódico informa que este nº  14 deveria circular no dia 25 de outubro mas, tendo em vista a mudança das  oficinas do jornal, da Rua Aurora para a Rua da Amargura (atual Rua Ruy Barbosa), somente em 1º de novembro voltou a circular.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário