sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aconteceu em Xique-Xique (BA) - Sec. XX - O PADRE SAMPAIO E O DISTRITO DE TIRIRICA.

                                          I) O Pároco Padre Sampaio.

No dia 01 de janeiro de 1900 o  Padre Francisco de Magalhães Sampaio assumiu a função de Pároco da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim de Xique-Xique BA.
Permaneceu no cargo até o ano de 1924, quando foi expulso  da cidade pelos coronéis locais que não estavam gostando da atividade política desse Sacerdote, junto aos menos favorecidos.

                          II)  O Distrito de Tiririca (28 de abril de 1900)

A Fazenda Tiririca foi fundada pelo português Alberto Pires de Carvalho e sua mulher a índia tapuia Felícia Pires de Carvalho, no ano de 1725, distando 39 km da cidade de Xique-Xique, perto da margem esquerda do Rio Verde.
Em 1900, 165 anos depois, torna-se Distrito Administrativo e Judiciário do município de Xique-Xique, através de uma Resolução Municipal assinada no dia 28 de abril de 1900 pelo   Intendente Municipal de Xique-Xique BA, Coronel Romualdo da Cruz,  Resolução essa  confirmada pela Lei Estadual nº 452, de 06 de junho de 1902, assinada pelo governador do Estado da Bahia Dr.Severino Vieira (1900-1904).
A partir desta data Tiririca passa a ter Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais de nascimentos, casamentos e óbitos, Tabelionato de Notas e Juiz de Paz e seu respectivo suplente.
 Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique", de Cassimiro Neto.
 183

Nenhum comentário:

Postar um comentário