terça-feira, 23 de abril de 2013

Jornais de Xique Xique BA: "A ORDEM" - Nº 18

 No dia de 13 de dezembro de 1931, o Periódico publica em sua primeira página uma coluna com o título "Agradecendo", espécie de Editorial, dirigindo-se a várias autoridades xiquexiquenses, daquela época, em agradecimento pelo atendimento da algumas solicitações feitas pelo jornal, tais como: agradece ao  Prefeito Municipal, Coronel José de Souza Nogueira, a retirada do lixo das ruas e  a mudança do nome de Rua dos Aflitos para Rua Castro Alves; agradece, também ao Monsenhor Costa  por ter mandado retirar um cruzeiro que havia na Av. Dr. J. J. Seabra; agradece também ao coronel Manoel Teixeira de Carvalho pelo mesmo haver ordenado o fechamento de uma casa abandonada que estava servindo de sanitário público. Em fim, agradece igualmente ao coronel Francisco Xavier Guimarães por estar construindo em um terreno baldio ao lado da residência do Sr. Antônio Feitosa.
Em outra reportagem denominada "Francolino Santos & Sobrinho", ilustrada com uma fotografia do Sr. Francolino José dos Santos e outra do seu sócio Sr. Rosentino Santos, o jornal faz  uma pequena matéria sobre as atividades comerciais desse cidadãos, ressaltando a recente viagem que fizeram ao Rio de Janeiro para aquisição de uma grande variedade de mercadorias de qualidade excelente  para a loja de ambos. É uma matéria publicitária. 
O periódico registra o sucesso da festa de Conceição, no dia 8 de dezembro, com a seguinte informação: "Apesar da grande crise que ora atravessamos, não deixou de correr bastante animada a festa de Nossa Senhora da Conceição, graças aos esforços do nosso amado pároco Monsenhor Costa.
Em seguida o jornal comenta sobre os "Viajantes": Dr. Clício Bezerra Moreno, Juiz de Direito de Xique-Xique, e o Dr. Vítor Farani, Promotor Público de Xique-Xique, viajaram para a Capital, embarcando no vapor "Wenceslau Braz", para Juazeiro, onde tomaram o trem de ferro para Salvador;  o coronel Lithercílio Baptista da Rocha retorna de Salvador; chegaram de automóvel, vindos de Salvador, o coronel Manoel Alcântara e o senhor Nestor Fortes; viajaram para  Santo Inácio os senhores Jovelino Martins e Lino Carvalho.
Na seção "Enfermos" registra que o médico Dr. Oscar Coelho de Aquino esteve adoentado, bem como a D. Ana Avelino, mãe do major Agrário de Magalhães Avelino.
A página dois traz 2 Decretos do interventor federal da Bahia tenente Juracy Montenegro Magalhães, que interessam diretamente ao município de Xique-Xique: o  primeiro de n° 7.737, de 06.11.1931, autoriza o prefeito municipal de Xique-Xique coronel José de Souza Nogueira firmar contrato de arrendamento da Ilha do Boi; o segundo de n° 7.746, de 13.11.1931 estabelece as quotas municipais.
A página três é dedicada a vários  anúncios comerciais.
A página quatro começa com a matéria "Canabrava do Miranda", informando que o major José Martins de Araújo enviou uma carta ao jornal, devolvendo junto a credencial que fazia seu filho Francisco Martins de Araújo correspondente do mesmo naquela localidade. O major José Martins de Araújo dizia-se ofendido pelo discurso do Dr. Vítor Farani, feito dia 24 de outubro de 1931, nas comemorações do 1° aniversário da Revolução de 30, que o jornal publicou na íntegra e, no qual o orador chamou o coronel Horácio de Matos de bandido. O jornal se explica e se defende afirmando que cumpriu sua obrigação de informar, que não teve nenhuma intenção de ofender o coronel Horácio de Matos, até porque o mesmo é parente do diretor de A ORDEM.
Em seguida vem a seção de "Aniversários": Dia 1: Sr. Joel Bastos; Dia 11: Sr. Joaquim de Figueiredo Rocha, Sr. Francolino Pereira Marques e Sr. Napoleão Alves de Oliveira;  Dia 13: Srta. Mariluzia Moraes, filha de João Custódio de Morais e Srta. Maria Custódio de Morais, filha do Sr. José Custódio de Morais, grande comerciante local.
Encerra a página com uma poesia intitulada "Cruel Sorte", da Sra. Olga Ribeiro de Miranda, enviada de Açuruá, em 20.11.1931.
Com o título "Missas" o jornal informa a celebração da missa de 30° dia, celebrada 30.11, por Monsenhor Costa, nosso Pároco, em memória de Dom Antônio Malan, bispo de Petrolina PE. Outra missa foi celebrada no dia 05.12, encomendada pelo coronel Francisco Xavier Guimarães em memória do Dr. Cordeiro de Miranda, falecido em Salvador. 
Com o título "Batizados" informa que no  dia 02.12 foi batizada a criança Nilton Rodrigues, filho do Sr. João Rodrigues Felão, sendo padrinhos o Sr. Clício Moreno Bezerra Filho e D. Maria do Carmo Moreno. tendo havido, por isso, um animado baile na residência do  Sr. Coriolano Miranda reunindo a elite de Xique-Xique; Batizou-se, também, no dia 8.12 a criança Laurentina Araújo, filha do Sr. João da Lapa Araújo e de D. Joana Ferreira de Araújo, tendo como os padrinhos  o Sr. Olímpio Antunes Bastos e D.Belanísia Gomes Bastos.
Após as notícias dos batizados, o jornal  publica um texto e uma foto do Sr.  Aníbal Gomes de Miranda, farmacêutico em Santo Inácio e irmão do diretor de "A ORDEM", Sr. Claudemiro Miranda, informando que virá passar as festas de Natal e Ano Novo com seus familiares.
Termina com um "Edital", de 07 de dezembro de 1931, assinado pelo Sr. João Leite, Oficial do Registro Civil que publica a intenção do Sr. João Pimentel de Meireles e D. Joana Rosa Meireles de se casarem.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário