terça-feira, 30 de abril de 2013

Jornais de Xique Xique (BA): "A ORDEM" Nº 19


O nº 19 do semanário "A ORDEM",  que circulou no dia 20 de dezembro de 1931, tem como manchete principal de 1ª página o seguinte título: "Pilão Arcado em Festas" e o subtítulo "Chega em Pilão Arcado o Cel. Franklin Lins de Albuquerque, Delegado Regional da zona Sanfrancisca e prestigioso chefe em Pilão Arcado".
Na capa do jornal a foto do coronel Franklin Lins de Albuquerque. O texto informa que o famoso coronel, viajando no vapor Venceslau Braz,  desembarcara em Pilão Arcado (BA), onde uma multidão de pessoas o aguardava no porto, saudando-o com foguetório. Informa, ainda,  que o coronel Francisco Xavier Guimarães, líder político de Xique-Xique,  deslocou-se  até Pilão Arcado para levar seu abraço ao grande amigo.
Com o título "Cidade Turva", o jornal, em editorial,  critica as noites escuras na cidade, com os deficientes lampiões sem gás.
Noticia a ocorrência de infanticídio  no então distrito de de Tiririca onde uma senhora casada arranjou um filho de outro homem e, talvez, envergonhada, praticou o monstruoso crime contra o recém-nascido.
Ainda na primeira página traz o assunto "Agradecendo", onde o Sr. Deraldino Cunha escreve agradecendo ao farmacêutico Dr. Vanderlino de Souza Nogueira e ao médico Dr. Oscar Coelho de Aquino por terem conseguido curá-lo através de uma cirurgia.
Nessa primeira página, ainda, a direção do semanário solicita aos assinantes que renovem as suas assinaturas, apresentando-lhes a lista dos correspondentes autorizados em inúmeras localidades.
Registra em "Visitas" as presenças em Xique-Xique de Lino de Carvalho e Marinho de Carvalho, de Santo Inácio e Canabrava do Gonçalo, respectivamente.
A página dois, para variar, além das costumeiras colaborações, assinadas em sua maioria por meras abreviaturas, traz, agora, uma série de nomeações oficiais, com o título "Últimas Nomeações", com os seguintes destaques: Escrivão do Distrito de Pedras: Antônio Marçal da Silva; Suplentes de Juiz de Direito da Comarca de Xique-Xique, para o biênio 1931 a 1932: Joaquim de Souza Nogueira, João Rodrigues Soares e Rosentino José dos Santos; Avaliador da Fazenda Municipal: Alberto Teixeira de Carvalho; Escrivão de Paz de Canabrava do Gonçalo: Pedro Joaquim Machado; Escrivão de Paz do Distrito de Mata Fome: Manoel Bessa Sobrinho; Escrivão de Paz do Distrito Sede: Arnaldo Guimarães Nogueira; Suplentes de Preparador do Termo de Açuruá: Epitácio Martins Bastos, Alcides Gomes Lima e Reginaldo Gomes Lima; Juízes de Paz do Distrito de Brumado: Adrião Alves de Almeida, Claudemiro Alves Pereira e Isidoro Ribeiro Santos Sobrinho; Juízes de Paz do Distrito de Canabrava do Gonçalo: Raimundo Manoel de Cerqueira, Severiano Antunes de Farias, João Venceslau Rocha e Francisco Joaquim de Carvalho; Juízes de Paz do Distrito de Açuruá: Adelino Antunes Bastos, Lindolpho Gomes Lima e Joaquim Carvalho dos Santos; Juízes de Paz do Distrito de Santo Inácio: Baldoíno Antunes da Cunha, Agenor Gomes dos Santos e Ernesto Gomes; Juízes de Paz do Distrito de Tiririca: Luiz Ribeiro Nunes, Joaquim Tertuliano de Carvalho, Filinto Pires Maciel e Manoel Peregrino de Souza; Juízes de Paz do Distrito de Pedras: João Pedro de Figueiredo, José Norberto de Figueiredo, Arthur de Magalhães Castelo Branco e Arquias Coelho da Silva; Juízes de Paz do Distrito de Mata Fome: José Antonio Ribeiro Sobrinho, Herculano Pereira Bastos, Francolino Alves Bessa e Antonio Pedro Guedes; Juízes de Paz do Distrito de Guigós: Josué Alves Barreto, Arestides Farias e Thomaz Pereira Bastos; Juízes de Paz do Distrito Sede: Octaviano Alves Cavalcante, Bartholomeu Custódio de Moraes, Manoel Oliveira Guedes e Claro José dos Santos.
A página três apresenta os eternos anúncios publicitários.
A página quatro traz uma notícia de grande importância para Xique-Xique: a formatura em Salvador, como bacharel em Letras,  da jovem  Honesinda Teixeira da Rocha, filha do coronel Gustavo Teixeira da Rocha, dono da Fazenda Carnaúba.
O jornal "A ORDEM" tentando expressar o sentimento da população Xique-Xique,  pela colação de grau da Srta. Honesinda Teixeira da Rocha, publicou a seguinte frase:  "Xique-Xique se ufana, por ver mais uma de suas filhas coroada com os lauréis da ciência".
Com a chamada "Desastre" o Jornal encerra a edição  com a notícia do primeiro caso de atropelamento ocorrido no município de Xique-Xique: o automóvel do coronel Manoel Alcântara atropela uma pessoa na Estrada Santo Inácio a Xique-Xique.
Esta foi a última edição do jornal "A ORDEM".
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro Machado Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário