terça-feira, 28 de maio de 2013

ANIVERSÁRIO DE XIQUE-XIQUE (BA): RETIFICAÇÃO DA DATA.


ANIVERSÁRIO DE XIQUE-XIQUE (BA).

          A partir do início do próximo mês de junho começa na cidade a contagem regressiva para a semana de festas em homenagem ao que se convencionou como os 84 anos  de  idade da cidade de Xique-Xique (BA), comemorado no dia 13 de junho.
          Este Blog deseja informar aos leitores  que o aniversário de Xique-Xique, vem sendo, erroneamente, comemorado no dia 13 de junho  em função do Decreto Municipal nº 50 de 23.12.1969. 
          Naquele ano, a nossa Câmara de Vereadores determinou sem nenhuma base histórica que  a nossa cidades estaria completando 42 anos de existência, pois, admitiram que fora emancipada no dia  13 de junho de 1928. 
          Mas, pela verdade histórica, Xique Xique (BA), neste ano de 2013, estará completando, no dia 06 de julho,  181 (cento e oitenta e um) anos de existência como cidade, pois a sua emancipação política  realmente aconteceu no dia 06 de julho de 1832, por Decreto do Conselho Provincial da Bahia.
V        ejamos o que diz o nosso historiador maior, Prof. CASSIMIRO MACHADO NETO, em seu livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique - História de Chique Chque” Ed. 1999:

        "o Município de Chique-Chique (BA) foi emancipado do Município de Jacobina (BA) no dia 06 de julho de 1832, por Decreto do Conselho Provincial da Bahia, tendo sido instalado no dia 23 de outubro de 1834, com a posse da primeira Câmara de Vereadores, composta por 7 vereadores eleitos pelo povo.”

     Informa ainda o nosso historiador :

          “...a sede do município permaneceu durante 96 anos com a denominação de VILA, pois, pela Constituição Imperial, de 25 de março de 1824, esse era o nome dado a todo município que fosse criado cuja sede tivesse menos de (5.000) cinco mil habitantes. Somente em 13 de junho de 1928, quando a sede do município atingiu a marca de 5.000 habitantes, recebeu a denominação de CIDADE, através da Lei Estadual nº 2.082."

Conclui, ainda, a pesquisa do ilustre Professor Cassimiro:

       "Através de Carta Imperial, assinada no ano de 1842 por Dom Pedro II, o Dr.  João Maurício Wanderley, futuro Barão de Cotegipe,  foi  nomeado Juiz Municipal de Órfãos de  Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, que foi o primeiro Juiz da cidade, graduado em Direito, vez que até então os juízes antecessores eram leigos"

         "No dia 17.12.1841 o presidente da província da Bahia Dr. Joaquim José Pinheiro de Vasconcelos, comunicou à Câmara Municipal de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique a designação do  novo Promotor  da cidade, Sr. Pedro Manoel da Silva Albuquerque e designado em 17 de dezembro de 1841."

           Essas afirmações do nosso pesquisador são corretas e se amparam em acurada pesquisa ratificadas, ainda, pela grande festa que aconteceu no dia 06 de julho de 1932, promovida pelo  então Prefeito Municipal de Xique-Xique, Cel. José de Souza Nogueira, em  comemoração ao centenário da cidade. 
             Para  marcar tão importante data mandou construir, no pequeno largo situado nos fundos da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim,  uma pequena área ajardinada tendo no centro um modesto obelisco e dando a esse logradouro o nome de “Praça 06 de julho”, que ficou conhecida por todos os xiquexiquenses como “O Pirulito” e que, atualmente, por abrigar a velha caldeira, passou a ser conhecida como a “Praça da Caldeira”.

       Mas,  ainda estão lá, placas com o verdadeiro nome da praça, afixadas, uma na parede do Clube Operário e outra na residência do Sr. Francisco Rodrigues Soares (foto).
       Xique Xique (BA) é, portanto, cidade, com Câmara de Vereadores, Juiz de Direito e Promotor desde julho de 1832. Verifiquem que a data que consta no Brasão do Município é 06 de julho de 1832, a correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário