sexta-feira, 31 de maio de 2013

MÊS DE MAIO: COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA


 
O Padre Airton Freire, profeta pernambucano que dá assistência material e espiritual aos catadores de lixo na periferia da cidade de Arcoverde (PE),  homenageia Nossa Senhora, com uma das suas mais belas canções cujo primeiro verso assim canta:

“Mês de maio chegou,
Início e fim de estação.
Bandeira branca no mastro Ao alto.
Preces nos lábios e terços na mão.
A gente humilde se reunia,
Mãe de mil nomes, Virgem Maria.
Trinta e uma noites de invocações.”

Isso apenas vem demonstrar a universalidade da devoção à Mãe do Salvador, principalmente no decorrer do mês de maio ou como é chamado o mês de Maria.
         Naturalmente, Xique-Xique (BA) não poderia se furtar a essa tradição mantendo-se omisso no mês mariano. Assim, ao lado das "Filhas de Maria", a xiquexiquense D. Adalgisa Barnabé, membro efetiva e atuante dessa comunidade, enquanto viveu, foi a responsável pela organização das homenagens prestadas a Nossa Senhora durante o mês de maio que sempre foi muito venerada pelo nosso povo.
Essa homenagem, genericamente denominada de “Novenas do mês de maio”, representava o tributo que, diariamente, o povo de Xique-Xique (BA) prestava à Virgem Maria durante todo o mês, culminando, no dia 31, hoje, com uma missa especial e a solene coroação de Nossa Senhora.
Eram 30 novenas presididas pelo Pároco com a participação maciça do povo xiquexiquense, principalmente as mulheres que formavam os movimentos das “Filhas de Maria” e a “Legião de Maria”. Para ter uma maior participação dos fieis, cada noite era patrocinada por uma comunidade que se encarregava de enfeitar a Igreja para o evento e se responsabilizar pela leitura de algum trecho sagrado bem como a “tirada” do terço.
Mesmo tendo 30 novenas no mês, face ao entusiasmo do povo em homenagear Nossa Senhora, não faltavam grupos de pessoas desejosas de se responsabilizar por uma das noites e por isso, D. Adalgisa, a coordenadora, tinha que agir com muito cuidado na distribuição das novenas para que um determinado grupo de leigos não viesse a se sentir preterido. Havia noites em que o patrocínio era dividido entre mais de uma comunidade.
Essas novenas eram muito importantes para a cidade pelo caráter de grande espiritualidade com que se revestiam trazendo assim uma paz e uma tranquilidade para todos os que participavam. Era bonito de se ver a devoção, o carinho e o amor com que as pessoas frequentadoras das novenas de maio homenageavam Nossa Senhora. A cada novena diária, o fervor era aumentado, com os devotos e devotas fazendo as orações à Mãe de Deus, pedindo-lhes a proteção que cada um precisava e preparando-se para o dia 31 de maio, o dia mais importante, o dia da coroação da Virgem Maria como a Rainha da Igreja.
Nesse dia a decoração do altar a cada ano era mais bonita e a cerimônia da coroação deixava a todos encantados pela beleza. Era lindo o altar repleto de crianças vestidas de anjos, nas cores azul, branca e rosa, todas com as asinhas prontas a voar para o céu. Era um privilégio a escolha da criança que iria ter a honra de colocar a coroa na cabeça de Nossa Senhora. Essas crianças, hoje já senhoras mães de família, ainda guardam na lembrança essa feliz oportunidade.
A Coroação de Nossa Senhora é uma solenidade que objetiva saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a Sua Maternidade Divina e sua Maternidade Espiritual da humanidade. Ela é Mãe da Igreja e, portanto, é nossa MÃE, constituída por Jesus Cristo, no derradeiro momento de sua vida. Por isso, a solenidade de coroação devia se revestir da maior pompa, respeito e profundo fervor espiritual, visando deixar evidente a devoção sincera da Comunidade Eclesial e a grandeza do amor de seus membros, que seria traduzido pela intensidade do carinho e do maior interesse que demonstrassem durante a cerimônia.
Da mesma maneira, Maria é Rainha por exercer um papel de liderança em relação ao Povo de Deus, e, graças ao seu prestígio, seu exemplo como primeira cristã e modelo da Igreja, representa um ponto de referência necessário para os fiéis. Nela podemos encontrar o segredo para nossa identidade como filhos de Deus e o modelo de como dar a Cristo uma posição maior em nossas vidas.
Hoje deve ter acontecido, em Xique-xique (BA), a grande festa da coroação de Nossa Senhora, COMO RAINHA DO CÉU E DA TERRA, homenagem que vem acontecendo na cidade há muitos anos, patrocinada e organizada pela "Filhas e filhos de Maria", "Legião de Maria" e demais devotos da Mãe de Deus.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário