quinta-feira, 30 de maio de 2013

Xiquexiquenses Ilustres: DEMÓSTHENES BARNABÉ DA SILVA


O Sr. Demósthenes Barnabé da Silva nasceu no dia 19 de maio de 1912 no município de Brotas de Macaúbas(BA), filho do Sr. Petronílio Barnabé da Silva e de D. Maria Rodrigues Silva, tendo vindo para Xique-Xique BA, ainda na infância quando seus pais  resolveram mudar de cidade. Em Xique-Xique, aos sete anos,  foi alfabetizado em escola particular pela professora Laura Viana. No ano de 1922, aos 10 anos,  estudou o 1º ano com a mesma professora, na Escola Pública Isolada, situada na  Rua Góes Calmon. Nos anos de 1923 e 1924, ainda em Xique-Xique, fez o 2º e o 3º curso, na Escola Pública Isolada, da professora ‘Dona’.
No ano de  1925 foi para a  cidade de Barra (BA), onde se preparou para o exame de admissão ao ginásio, no qual foi aprovado no "Colégio Ypiranga" em Salvador BA.
 Após concluir o curso ginasial no "Colégio Ypiranga", Demósthenes  incorporou-se  ao Exército Brasileiro, servindo em Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro. Nesta última cidade, como escriturário, ficou lotado no gabinete do major Comandante do Pelotão Extra.
Sempre manteve o apego que tinha aos livros o que  o transformou  em um intelectual, escrevendo para inúmeros jornais importantes, de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Foi funcionário público em São Paulo e depois no Rio de Janeiro. Escreveu crônicas, artigos e poemas fantásticos.
Retornando a Xique-Xique, foi Secretário Municipal  em duas ocasiões, ou seja, do prefeito Túlio Mendes da Silva (1943-1945) e do prefeito João Ferreira Filho (1973-1977), tendo, em 1967, criado um pequeno jornal na cidade.
 Demósthenes casou-se em 15 de junho de1945,  com D. Amélia Magalhães Silva,  na Igreja Matriz Senhor do Bonfim, em Xique-Xique, tendo a  cerimônia sido presidida pelo padre José de Oliveira Bastos, ‘padre Bastos’.
O casal teve dois filhos: Terezinha Maria Magalhães Silva Alvim e José Magalhães Silva.
Demósthenes Barnabé da Silva faleceu no dia 16 de março de 1974, em Xique-Xique, quando  era secretário municipal, servindo à administração do prefeito João Ferreira Filho. A Câmara Municipal da cidade o homenageou, pela Lei Municipal nº 287, de 04 de abril de 1988, denominando Rua Demósthenes Barnabé da Silva a antiga Rua Dois, no bairro Polivalente.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro Neto. 
219

Nenhum comentário:

Postar um comentário