sexta-feira, 21 de junho de 2013

Jornais de Xique-Xique (BA): "A LUZ" - 4ª Edição.

          No dia 06 de março de 1932, circulou a quarta edição do periódico xiquexiquense "A LUZ".
          Na sua primeira página a matéria "Ainda é Cedo", em forma de editorial, defendia o sistema político vigente no país. Depois, em um artigo intitulado "A Luz" a direção do jornal lamenta a pequena penetração do periódico entre a população da cidade.
             O último assunto da primeira página intitula-se "Arca de Noé", criticando os fiscais municipais, pelo descaso com que os mesmos atuam no que concerne à estética da cidade.
         A página dois está repleta de artigos irônicos, na sua maioria, assinados por nomes fictícios.
        A página três traz, na coluna de "Aniversários",  os aniversariantes do mês: dia 09 de março: Srta. Felisbela Miranda , filha de D. Hermínia Miranda; no dia 11 de março: Sr. Arnaldo Nogueira; no dia 12 de março: Srta. Cezarina Guedes, filha de José Guedes, Escrivão do Cível.
        O assunto seguinte tem o título "O Studebaker 201" noticiando a chegada na cidade de um automóvel dessa marca, de propriedade do Sr. Aristóteles Feliciano Peres, gastando 36 horas de viagem de Salvador a Xique-Xique.
       Chegamos à página quatro com o assunto "Pasquinadas" no qual o autor, identificado apenas pelo prenome de Acácio,  comenta um livro que trata dos desentendimentos bélicos entre o Japão e a China.
      Com o nome de "Artur Raimundo" o jornal apresenta a notícia da chegada, de Salvador,  em automóvel próprio, do Sr. Artur Raimundo da Silva, acompanhado pelas Sras.  Georgina Silva, Lindaura e Amália. O visitante afirma ao semanário A LUZ que se trata de um comprador de carbonados e diamantes. Hospedou-se na Pensão Albertina. O jornal comenta que o Sr. Artur Raimundo “vem penalizado pela calamidade que reina em nossas caatingas, onde tudo atesta a penúria, a fome o flagelo enfim”.
       Na seção "Viajantes"  jornal informa que o médico  Dr. Luiz Rogério, redator do jornal barrense "A NOTÍCIA", passou por Xique-Xique a bordo do vapor "Wenceslau Braz", com destino a  Salvador. 
       No mesmo vapor embarcou com destino à capital da Bahia a Professora Honesinda Teixeira da Rocha, bacharela em Letras, na companhia de sua irmã Dalila e dos sobrinhos Aylton, Gilberto e Yolanda. Desembarcaram em Xique-Xique  o Sr. Manoel Dantas e o Sr. Deoclécio Oliveira, representantes comerciais.
       Também chegou a esta Cidade o Sr. Amélio Matos, pelo vapor "Saldanha Marinho", representante da firma Almeida Sampaio & Cia.,  de Salvador.
     Visitou Xique-Xique, na semana finda, o jovem Sr. Felisberto Chagas, negociante em Santo Inácio. 
 
Fonte: "Senhor do bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro Machado Neto.
359

Nenhum comentário:

Postar um comentário