sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jornais de Xique Xique (BA): "A LUZ" - Nº 05


         O nº 5 de "A LUZ", circulou em Xique-Xique  no dia 13 de março de 1932, tendo na primeira página a reportagem "Um Apelo", que, a título de editorial, sugere uma atitude de amor e zelo pela estética da Cidade, apelo dirigido ao Prefeito Municipal, aos proprietários, aos negociantes, às famílias e aos cidadãos em geral.
       Com a manchete "Charlatão e Cocainômano" o periódico registra-se uma denúncia contra um cidadão estrangeiro de nome Guilherme Ksinsink, que, dizendo-se médico, vive criticando as receitas de distintos clínicos locais. Essa pessoa saiu de Xique-Xique e está circulando pelas localidades de  Santo Inácio  e Gameleira do Açuruá, distritos de Gentio do Ouro (BA), onde continuou a exercer a sua nefasta missão de receitar entorpecentes, constipantes e depressores em doses exageradíssimas.
           A primeira página termina com o assunto "Os Garimpos do Açuruá", a respeito da decisão do governo de suspender o garimpo manual na Serra do Açuruá, pois está estudando a ideia de entregar sua exploração mecânica a uma multinacional. O semanário alega que o governo jamais poderia concretizar tal procedimento, ainda mais em um ano de seca total nos sertões.
        A página dois é aberta pelo título "Lithercílio Rocha", onde são feitos  rasgados elogios ao ilustre coronel, chamando-o de conceituado negociante, abastado fazendeiro e grande proprietário, espírito progressista e trabalhador incansável, justificando todos estes atributos pelo fato do mesmo preocupar-se com a estética e com o visual dos imóveis que lhe pertencem.
       Essa página ainda continua com o assunto iniciado na primeira página "Os Garimpos do Açuruá", e depois registra a viagem para a capital do Sr. Artur Raimundo, comprador de diamantes e de carbonados, feita em  automóvel de sua propriedade. 
          A página três começa com o assunto "Icatu", falando sobre uma cena de violência, que se registrou ali.
Em seguida vem "Teimosia", que comenta o caso de um tropeiro vindo de Poços, o qual infringindo ordens da Prefeitura Municipal de Chique-Chique, transitou com sua tropa pela estrada de rodagem, correndo sérios riscos de sofrer acidentes.
Alguém, que assinou somente CID, escreve sobre a dúvida ortográfica Póços e não Poços, mandando consultar os clássicos do idioma pátrio, como Carneiro Ribeiro, Cândido de Figueiredo, João Ribeiro e outros tantos.
O último tópico da página três é "Confabulando", assinado por um certo Mulato.
Há ainda dois anúncios publicitários na página três.
A página quatro tem os seguintes assuntos: 
          "Nomenclatura das Nossas Ruas": o jornal afirma que procurou o Dr. José Cirino, auxiliar do Prefeito Municipal coronel José de Souza Nogueira, e lhe solicitou informações acerca da denominação das ruas da cidade.
Em seguida, o jornal informa que, com a lhaneza que o caracteriza, o Dr. José Cirino forneceu ao semanário uma lista, na qual estavam os nomes das placas encomendadas, as quais serão afixadas nos seguintes logradouros públicos: Ruas: Aurora, marechal Deodoro, coronel Gustavo Costa, marechal Floriano Peixoto, conselheiro Pedro Mariani, 24 de Outubro – antiga Rua da Amargura –,  Castro Alves – antiga Rua dos Aflitos – e Silva Jardim; Avenidas: barão do Rio Branco e Dr. J. J. Seabra; Praças: conselheiro Luiz Viana, da Concórdia e do Comércio; Largo: do Porto.
         Com o título "Assustado", o jornal informa que houve um animado baile na residência do casal Serra oferecido a Beleza Miranda. O semanário afirma que as danças se prolongaram até pela madrugada.
          Na página há uma foto do comerciante Sr.Francolino José dos Santos . Acompanhando a foto está um pequeno texto informando sobre sua chegada de viagem a bordo do vapor "João Pessoa".
Com o título "Dr. Manoel Galvão" também há o registro e a informação do desembarque do Dr. Manoel da Silva Galvão, abalizado clínico, que veio no vapor "Costa Pereira". O Dr. Manoel Galvão é um chefe político oposicionista em Barra e, também, é o diretor-proprietário de "A Notícia". Ele se encontra em trânsito para uma viagem para a cidade de Bonfim.
O próximo assunto tem o título "Bárbaro", quando o jornal comenta um assassinato ocorrido em Barra, provocado por ciúme.
O último assunto importante desta página e desta edição intitula-se "Obras Municipais". A LUZ comenta o convite recebido pelo jornal, formulado pelo Prefeito Municipal coronel José de Souza Nogueira, para uma visita às obras do mata-burro, localizado no quilômetro 07 da estrada que liga Chique-Chique a Santo Inácio. O repórter aceitou o convite, observou a obra e voltou entusiasmado pelo adiantado da mesma.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chque" de Cassimiro Neto
359

Nenhum comentário:

Postar um comentário