quinta-feira, 20 de junho de 2013

Xiquexiquenses Ilustres: JOSÉ BARBOSA E SILVA


        
   O Sr. José Barbosa e Silva nasceu no dia 23 de junho de 1913, há 100 anos, portanto, no Distrito de Tiririca de Luizinho, município de Xique-Xique (BA), filho do Sr. Joaquim Barbosa e Silva e de D. Marcolina Conceição Silva.
Ainda na juventude mudou-se para a cidade de Xique-Xique, sede do Município, onde além de comerciante,  exerceu várias funções públicas como  juiz de paz e delegado de polícia.
      Ingressando na política local o Sr. José Barbosa e Silva se elegeu vereador, no pleito de 03 de dezembro de 1958, tendo exercido o mandato de 1959 a 1963 ao lado dos companheiros: Aristóteles Marçal da Silva, Cleófano Dourado Lopes, Florisval Torres da Silva, Francisco Alves da Costa, Geraldo Régis de Oliveira, Humberto de Souza Nogueira, José Clemente da Cunha, José Peregrino de Souza, Prim Gomes Barreto e Salvador Teixeira de Queiroz, tendo no ano de 1962 exercido a Presidência da Câmara de Vereadores.
Nas eleições de novembro de 1966,  o Sr. José Barbosa e Silva se elegeu Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), para uma gestão de abril/1967 a janeiro/1971.
       Entre as obras realizadas na sua gestão municipal  destacaram-se a inauguração do Hospital Julieta Viana, a implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) e a implantação do Sistema Telefônico de Xique-Xique (SEPTMUX). 
      O Sr. José Barbosa e Silva se casou com D. Amélia Soares Barbosa, no dia 03 de maio de 1938 e da união tiveram os filhos: Carlos Barbosa e Silva, José Carlos Barbosa e Silva Filho, Antonio Carlos Barbosa e Silva, Marizete Barbosa e Silva, Marizélia Barbosa e Silva, Maria Amélia Barbosa e Silva, Josélia Barbosa e Silva, Zélia Barbosa e Silva, Gislene Barbosa e Silva, Osvaldo Barbosa e Silva, Maristela Barbosa e Silva e Luiz Paulo Barbosa e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário