quinta-feira, 18 de julho de 2013

Xiquexiquenses Ilustres: MÁRIO TORES RAPADURA

     O Sr. Mário Torres Rapadura nasceu em Ibiraba, município de Barra (BA), no dia 18 de abril de 1914,  filho de Manoel dos Reis Torres Rapadura e de Luíza Albertine Torres. 
   Ainda jovem o Sr.  Mário Rapadura  fixou residência em  Xique-Xique (BA), onde se tornou servidor público municipal, constituiu família e se tornou um autêntico xiquexiquense.
  Como era músico - tocava saxofone - e gostava da boemia, organizou, na década de 1950, e dirigiu, até os últimos dias de sua vida, um conjunto musical, inicialmente dedicado ao gênero "jazz" do qual participava o Sr. Manoel Guerreiro, no banjo, Sr.Pedro ‘Cachaça’, na bateria, Sr.Hermes no trombone de vara.
   Era esse pequeno grupo que animava as festas daquela década que se realizam na "Sete" e na "Operária", os dois clubes sociais da cidade.
    O Sr. Mario Rapadura  foi casado por duas vezes. O primeiro casamento, com a Sra. Elísia Ferreira da Conceição e o segundo, com a Sra. Odília Pereira Machado. Desses casamentos nasceram os filhos Neuzilton Torres Rapadura, Edilton Torres Rapadura, Almerinda Torres Rapadura, Odilmar Torres Rapadura e Maria A. Torres Rapadura. 
    O Sr. Mário Rapadura faleceu no dia 11 de março de 1975, em Xique-Xique onde seu corpo está sepultado no cemitério central da cidade. 
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro Neto.
231 

Nenhum comentário:

Postar um comentário