quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Aconteceu em Xique-Xique BA, no Sec. XX: CHEGADA DO PRIMEIRO CAMINHÃO


Chegaram o 1º Caminhão e o 1º Automóvel de Chique-Chique
                                            – 1926 –
 
No ano de 1925, o Sr. Marinho Pereira de Carvalho, homem inteligente e trabalhador, cheio de iniciativas inéditas, em uma época na qual raramente uma cidade do sertão da Bahia possuía qualquer veículo automotor, teve a ideia de viajar até a cidade de São Paulo e comprar dois veículos: um caminhão e um automóvel, trazendo-os para Xique-Xique que  ainda não tinha estrada apropriada para tráfego.
Como companheiro de aventura convidou e conduziu consigo o seu primo Martinho Ferreira de Carvalho, para que este  aprendesse a guiar os dois veículos que seriam adquiridos e, também, fazer um curso de mecânica geral, para fazer a manutenção dos mesmos.
A viagem dos dois foi feita a vapor saindo do cais de Xique-Xique para a cidade de Pirapora MG, e dali seguiram de trem pela Estrada de Ferro Central do Brasil, até São Paulo.
Feita a escolha dos veículos, o pagamento foi feito  à vista e  semanas depois, após receber da firma vendedora   orientação sobre a manutenção, funcionamento mecânico, elétrico e hidráulico, assim como cuidar das outras partes dos veículos  encetaram a maratona de retorno a Xique-Xique.
O mesmo trajeto feito de Xique-Xique a São Paulo foi repetido no retorno. Os dois veículos foram despachados de trem com destino a Pirapora MG e daquela cidade até Xique-Xique os veículos viajaram numa grande lancha especialmente fretada pelo Sr. Marinho para esse transporte.
Na segunda semana de fevereiro de 1926, ao desembarcar os dois veículos no cais de Xique-Xique, meses depois de ter saído para tão grande tarefa, o Sr. Marinho Pereira de Carvalho recebeu enorme manifestação do povo e das autoridades, havendo muita gente de Canabrava do Gonçalo se deslocado a cavalo para testemunhar o momento histórico do desembarque de tão rara e importante mercadoria.
A admiração da população foi muito grande, pois somente algumas poucas personalidades acostumadas a fazer viagens para a Capital e outras cidades grandes haviam visto um caminhão ou um automóvel.
Xique-Xique, assim,  entrou na era do caminhão, do automóvel e do transporte por rodovias.
 
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique", de Cassimiro Neto

298

Nenhum comentário:

Postar um comentário