quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Aconteceu em Xique-Xique (BA) no séc XXI: ALTERADO O NOME DA "ESCOLAS REUNIDAS CÉSAR ZAMA"


      A construção da primeira escola pública estadual em Xique-Xique foi resultado de uma mobilização e de uma luta titânica idealizada e liderada pelo Intendente Municipal coronel Francisco Xavier Guimarães, que governou o Município  em três oportunidades distintas: 1920-1922, 1923-1924 e 1933-1938.
       Nos dois primeiros mandatos o coronel Francisco Xavier Guimarães investiu o máximo de seus esforços para dotar a cidade de Xique-Xique de  um sistema educacional de alcance quantitativo e qualitativo, em uma época em que a comunidade dispunha somente de ensino de nível elementar, funcionando nas residências dos próprios professores, praticamente todos leigos.
       Finalmente, em sua terceira gestão, o já Prefeito Municipal Coronel Francisco Xavier Guimarães (1933-1938) conseguiu tornar realidade seu esforço quando junto com o Governador do Estado Juracy Montenegro  Magalhães construiu   um prédio escolar com quatro salas de aulas e demais dependências, que recebeu o nome de "Escolas Reunidas César Zama", inaugurado no dia 07 de setembro de 1937 (foto).
      No ano 2003 o prédio das "Escolas Reunidas César Zama" foi transferido do Sistema Estadual de Educação para o Sistema Municipal de Educação de Xique-Xique.
      No final do ano de 2008 a referida instituição de ensino teve o nome original  "Escolas Reunidas César Zama" modificado para  "Escola Municipal César Zama".
 Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro Neto
1055

Nenhum comentário:

Postar um comentário