quinta-feira, 26 de setembro de 2013

História de Xique-Xique (BA): ANTECEDENTES

                                      DESCOBERTA DA LAGOA IPUEIRA, FORMADA PELO RIO SÃO FRANCISCO E QUE BANHA A CIDADE DE XIQUE-XIQUE (BA). 
                                                  – 1545 –
         No ano de 1532 Duarte Coelho Pereira recebeu do Rei Dom João III, de Portugal,  o comando de frota encarregada de afastar os franceses do litoral brasileiro.
        Pelos relevantes serviços prestados  recebeu, em 10 de março de 1534, a doação da Capitania Hereditária de Pernambuco – também chamada de Capitania Hereditária de Nova Lusitânia.   
        Para tomar posse da Capitania,  Duarte Coelho Pereira se transferiu do norte de Portugal para a Colônia do Brasil, chegando à feitoria de Pernambuco no dia 09 de março de 1535 acompanhado da esposa Brites de Albuquerque e do cunhado Jerônimo de Albuquerque.
      Também vieram outros familiares e parentes e um  grande contingente de pessoas para trabalharem no desbravamento, na estruturação e na implementação da capitania e nos diversos tipos de serviços que planejados.
       No ano de 1545, Duarte Coelho Pereira, autorizado pelo Rei Dom João III, organizou uma expedição para explorar o Rio São Francisco. Depois de selecionar o melhor possível dentre os colonos, agregados, escravos e índios – pensando em todas as necessidades requeridas pelo empreendimento a enfrentar –, partiu liderando um numeroso grupo de homens experientes, apetrechado do que necessitava para o êxito da expedição. 
       Duarte Coelho Pereira direcionou a expedição a partir da foz do incógnito e fabuloso Rio São Francisco, seguindo observando atentamente, explorando e anotando no diário de viagem todas as ilhas, quedas d’água, cachoeiras, lagoas, braços e afluentes de ambas as margens.
      Até então (1545) nenhum outro europeu jamais se aventurou a semelhante viagem pelas águas do Rio São Francisco. 
      A viagem seguia o curso normal. Entretanto, Duarte Coelho Pereira resolveu interromper a expedição na altura da embocadura do Rio Carinhanha, afluente da margem esquerda do Velho Chico. Desse ponto Duarte Coelho Pereira deu meia-volta, retornando a origem.
       Das anotações do diário de viagem da expedição, Duarte Coelho Pereira, o pesquisador, separou pontos que identificam e interessam mais diretamente a esse trabalho: a Lagoa de Itaparica e o enorme arquipélago que circunda a única ipueira existente em todo o Rio São Francisco.
        Pois essa única ipueira do rio São Francisco descoberta por Duarte Coelho Pereira, em 1545, reveste-se de suma importância para a História de Xique-Xique, porque a sua margem o português  Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho estabeleceu, em 1685 – cento e quarenta anos depois da passagem de Duarte Coelho Pereira – a Fazenda Praia.
     
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique" de Cassimiro Neto.
 
15
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário