sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Jornal de Xique-Xique (BA): "A LUZ" Nº 16


        "A LUZ", edição n° 16, de 05 de junho de 1932, estampa como manchete principal de sua primeira página a chamada "Impostos Extorsivos", em forma de editorial, alertando aos governantes sobre a irracionalidade de impostos demasiados numa época de crise como esta que se atravessa.
         O tema seguinte é "Rumo a São Paulo" com a excelente notícia de que a Companhia Agrícola São Martinho, da cidade de Martinho Prado, no interior de São Paulo, contratou os serviços de João Rodrigues Felão a fim de que o mesmo selecione 32 duas famílias de sertanejos flagelados pela seca inclemente, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Companhia Geral de Imigração e Colonização do Brasil, para se transferirem para aquela cidade e trabalharem na lavoura.
Estas famílias deverão seguir até Pirapora MG,  viajando no vapor "Benjamim Guimarães". 
         Outra notícia vem com o cabeçalho "Pompeu Júnior" e afirma que se acha entre nós o representante da Empresa Nacional de Imigração, Colonização, Transportes, Indústria e Comércio, J. B. Pompeu Júnior que veio fazer contrato para levar emigrantes para São Paulo.
O visitante se acha hospedado na Pensão Albertina e tornará a São Paulo pelo vapor "Benjamim Guimarães", levando consigo a turma contratada.
             Há um artigo com o nome "O Carbonado" comentando a crise instalada com a queda dos preços pelo mundo todo do carbonado.
             E a página termina com o assunto "Ainda Não Chegaram", informando de que os 10:000$000 (dez contos de réis) que o Interventor da Bahia, tenente Juraci Magalhães prometeu ao Prefeito Municipal de Xique-Xique coronel José de Souza Nogueira, para dar algum tipo de socorro aos flagelados pela seca, ainda não chegaram.
            A página dois é aberta com a transcrição de um artigo com o título "Casa do Jornalista", do LUX-JORNAL, de Carlos Rubens, membro da Academia Carioca de Letras.
            Há um anúncio diferente com a chamada "VENDE-SE", com o oferecimento de um Chevrolet 27.
             E o "Balancete do mez (sic) de Maio (sic) das obras da Igreja", assinado pelo monsenhor Costa, com uma lista dos que contribuíram.
Eis os nomes dos contribuintes: Aziz Asmar, José Belarmino Ribeiro, Com. José Francolino, Maria Rita Santana, Pompeu Bastos, Serapião Andrade, Carolino Valverde e Durval Veloso.
            A página três tem somente anúncios, como sempre.
           A quarta página começa com o título "Mez (sic) Mariano" falando sobre as comemorações do mês anterior e alistando os nomes de algumas pessoas que foram destaque: Gacy Nogueira, Ester Peregrino, Adélia Figueiredo, Angélica Bessa, Hilda Peregrino, Rosa dos Santos, Maria José Oliveira e Luzia Ferreira.
           Em seguida vem "Pelo Palco", informando que será levada naquela noite de 5 de junho, em benefício das obras da Igreja Matriz, o formidável drama "Os Dois Sargentos", com o "Club Dramático 6 de Julho".
         Uma coluna com o título "Pelo Fórum" comentando o sorteio de 36 jurados efetuado no dia anterior pelo Juiz de Direito da Comarca Dr. Philemon Cecílio de Souza, para compor o Conselho de Sentença que se reunirá na próxima sessão do Júri, no dia 04 de julho para julgar o réu Hermínio Monteiro de Araújo.
           Notícia rara vem com o título "Um Prédio Escolar" informando que foi assinada uma Lei Estadual autorizando o governo a investir até vinte contos de réis na construção de um prédio escolar em cada município. A LUZ faz a seguinte colocação:
"Ora, neste momento de terrível crise, em que as populações rurais do nosso sertão emigram acossadas pela canícula e para não morrer de fome e sede, aglomerando-se do interior deste município e circunvizinhos neste porto, a espera ansiosos do barco que os transporte as terras do sul do país, por que o governo não manda construir um prédio escolar em Chique-Chique?
Construí-lo seria cumprir a Lei, dar inestimável benefício    a essa terra e mais que tudo, amparar muitos e muitos de nossos irmãos que curtem os apuros de uma miséria ímpar."
Como o momento é grave e tema de preocupação geral em todo o sertão o jornal A LUZ volta a enfocá-lo.
            Um tópico agora dá a notícia com o título "Em Busca de Melhoria", afirmando que continua a descida de flagelados em demanda das plagas sulinas do Estado. Informa que no vapor "Saldanha Marinho", seguiu na 2ª-feira última, a terceira turma composta de homens, mulheres e crianças, num total de 32 pessoas.
           Há um artigo, assinado por um certo Símon com o título "Estrada de Rodagem" que a Tropa de Burro ainda prevalece no interior em comparação com o Caminhão, pois não há estradas de rodagem, nem o Brasil produz aço para fabricar caminhões, nem gasolina para abastecê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário