sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Jornal de Xique-Xique (BA): "A LUZ" - nº 17


    O periódico  "A LUZ", edição n° 17, de 19 de junho de 1932, veio com seis páginas, trazendo sua principal manchete com o título "Segredo da Providência", onde na opinião do próprio jornal, nada acontece neste mundo sem a determinação de Deus.
     O tema seguinte intitula-se "Conselho Consultivo do Município".
Trata-se de um Edital que o Dr. Philemon Cecílio de Souza, Juiz de Direito da Comarca de Xique-Xique, publicou, convocando para o dia 17 de junho de 1932, às 13:00h, na Casa da Câmara, sob a presidência de S. Excia., a solenidade de juramento e posse dos cinco membros do Conselho Consultivo Municipal de Xique-Xique, instituição pública que cumpria papel semelhante ao que exerce uma Câmara Municipal, cuja designação passou a ser da alçada do Poder Judiciário..
Os nomes dos membros do Conselho Municipal, designados pelo próprio Dr. Philemon Cecílio de Souza, foram os seguintes cidadãos: coronel Lithercílio Baptista da Rocha; coronel Manoel Teixeira de Carvalho; coronel Francisco Xavier Guimarães; coronel Luiz da França Martins e coronel José Custódio de Morais.
Estiveram na solenidade o coronel José de Souza Nogueira, Prefeito Municipal de Xique-Xique, coronel Agrário de Magalhães Avelino, Dr. José Cirino dos Santos, capitão Antônio Gomes Barreto e Jaime Pucini.
       "Sincera Manifestação" é a chamada seguinte falando sobre o casamento religioso do Coronel  Lithercílio Baptista da Rocha com a Sra. Clara Leite, sendo padrinhos do noivo o Sr. João José Campinho e esposa; e, da noiva, o Sr. Antônio Braga e esposa. Após a cerimônia e recepção os nubentes embarcaram no vapor "São Francisco" para a viagem de núpcias. O casamento civil ainda não tem data designada para se se realizar.
          O último assunto desta rica primeira página é o artigo "A Crise, a Falta de Trabalho é Geral", abordando a crise gerada pela seca e ampliada pelo desmonte dos garimpos do Açuruá.
          A página dois começa com a chamada "Sorteio dos Jurados" e o subtítulo Juízo de Direito da Comarca de Chique-Chique, Estado Federal da Bahia, EDITAL DE SORTEIO DOS JURADOS, onde o Dr. Philemon Cecílio de Souza convoca os seguintes  cidadãos xiquexiquenses a comparecerem ao fórum local, no dia 05 de julho, para o sorteio dos oito que integrarão o Conselho de Sentença,: Gustavo Pinheiro Sobrinho, Antônio Ferreira dos Santos, Aristóteles Cavalcante Lima, Hermenegildo de Souza Nogueira, Coriolando Miranda, José Custódio de Moraes, Francisco Xavier Guimarães, Francisco de Souza Nogueira, Rodrigo Alves Bessa, José Ferreira de Paula, Messias Teixeira da Rocha, Manoel de Melo Rodrigues de Lima, Bartolomeu Francisco de Souza,  Norberto de Medeiros Borges, Luiz Alves Bessa, José Ivo de Oliveira, Salomão Magalhães Costa, Joaquim de Figueiredo Rocha, Cincinato de Figueiredo Rocha, Júlio Afonso de Queiroz, Romualdo Galvão da Cruz, Felinto Pires Maciel, Francisco Alves do Carmo, Febrônio Raimundo Gomes, Artur José de Figueiredo, Francisco Emerenciano da Cruz, José da Rocha Pires, Milcíades de Figueiredo Rocha, Antonio Antunes Bastos, Francisco Dioníso dos Santos, João da Lapa Araújo, Profírio Marques de Souza, Virgílio Moreira do Nascimento, Camilo Eulálio de Souza e Luiz da França Martins.
           A página três traz uma notícia sobre o "Grupo Dramático Seis de Julho" com a informação de que no domingo último foi encenada a peça "Os Dois Sargentos". 
           Uma coluna com o título ":000$000" e a notícia de que o Interventor da Bahia tenente Juraci Magalhães ainda não cumpriu sua promessa de enviar a ajuda para auxiliar os flagelados da seca.
          A página quatro vem com os anúncios habituais.
        A página cinco Vem o assunto "Miss Atualidade", que é uma transcrição do LUX-JORNAL, do Rio de Janeiro, de autoria de Moreira Nascimento. O tema seguinte é "A Inocência dos Endinheirados", informando que o jornal A LUTA, de Juazeiro, apresenta uma propaganda na primeira página da ideia de um xiquexiquense – Edmundo Serra – sobre a industrialização do peixe do Rio São Francisco.
      A sexta página começa com o assunto "Injustificável Medida" e o subtítulo Alguns Comandantes da Empresa V. F. do São Francisco captam antipatias para seus vapores, por preferirem ancorarem seus vapores em lugares distantes 12, 15 e mais quilômetros do porto de Xique-Xique acarretando sérios prejuízos aos comerciantes e passageiros.
       O jornal "A LUZ" avisa a seus leitores a transferência de suas oficinas da Rua da Amargura (atual Rua Ruy Barbosa),  para a Rua Aurora.
       A chamada "Pela Igreja informa" a composição das comissões que ajudarão a Igreja Matriz do Senhor do Bonfim nas comemorações dos festejos do São João: Dia 22: Bartolomeu Morais, Sancho da Cruz e Nélson de Almeida; dia 23: Arquias Nolasco, Antônio Feitosa, Manoel Guedes e Tiburtino Barreto; dia 24: Dr. Vanderlino de Souza Nogueira, João Custódio Morais e Zoroastro Lustosa.
Dirigirão as ornamentações do altar as prendadas jovens Adalgisa Barnabé da Silva, Cezarina Guedes e Elza Cunha.
 
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro Neto.

Um comentário:

  1. Olá! Como posso ter acesso aos números do periódico "A LUZ"? Sou pesquisador da área de teatro, fazendo doutorado na UFBA. Meu e-mail é reginocarvalho@hotmail.com
    Agurado resposta. Obrigado!

    ResponderExcluir