sábado, 26 de outubro de 2013

Jornal de Xique-Xique (BA) - "A LUZ" Nº 20º


 
"A LUZ",  edição nº 20, de 17 de julho de 1932, estampa em sua principal chamada da primeira página o título: "A FESTA DE 6 DE JULHO", que trata da comemoração do centenário de Xique-Xique, como cidade.
O texto é o seguinte
"Celebrou-se no dia 06 de julho a glória de nossa história – O CENTENÁRIO DE NOSSA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.
Por isso o Chique-Chique esteve em festa!
Não podia deixar de ser cantada a glória da história do nosso povo, porque não somos um povo sem nome, não somos despersonalizado, temos a nossa história, ‘um povo sem história é um povo anônimo, é como o indivíduo que perdeu as lembranças de sua vida, é um despersonalizado'.
O Decreto 06 de julho de 1832 foi o prefácio da narração autêntica dos fatos de nossa vida.
Chique-Chique, quer que, na vida de sua história, esforços inteligentes e probos levem aos seus sertões as realidades d’uma ação progressiva de bem-estar físico e de material conforto; Chique-Chique quer que olhos vigilantes o protejam e braços fortes o empurrem para um venturoso porvir.
A bandeira augusta de nossa liberdade drapejou, durante todo dia em nossas frontes, nos garantindo um venturoso futuro foi saudada por muitos oradores que sabiamente salmodiaram as glórias do nosso povo.
Toda festa foi o resumo admirável da grandeza de um povo que soube ser magnânimo nas glórias do passado e sabe ser heroico nas histórias do presente".
     Nesta primeira página há, ainda, uma notícia nacional com o título "Agravada a Situação do País".
     O jornal "A LUZ" publica a informação do início da "Revolução Constitucionalista de 1932" que eclodiu em São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas.
     Um pequeno trecho da matéria afirma que "Rebentou na madrugada de domingo, em São Paulo, um movimento revolucionário com idéias de separatismos.
     Outro assunto é "Castro Alves – Morte do Poeta e Algumas Passagens da sua Vida" , de autoria de Alcion.

     A página dois traz os anúncios do comércio xiquexiquense.

     A página três começa com um artigo, de 08.07.1932, escrito por alguém que habitualmente subscreve-se com o epíteto Príncipe Negro. O título "Meditando", no qual o autor comenta a festa do centenário de emancipação política do município de Xique-Xique. Alguém que assina com o nome de Didi Vera, escreve sobre o tema "Cultura Física e Educação Cívica".

     Um assunto importante na página quatro, traz o título "Tarde Esportiva" com um pequeno texto sobre o jogo de futebol entre os times do "Botafogo" e "Ipiranga", que fez parte da programação especial das comemorações do centenário da emancipação política de Xique-Xique, no último dia 6 de julho. O resultado da partida foi: BOTAFOGO  2  x   IPIRANGA 1
Em seguida, com o título "Agradecendo", dom Adalberto Sobral, bispo Diocesano de Barra, através do Monsenhor Costa, agradece a todos que se preocuparam com seu estado físico. O Bispo esteve em tratamento de saúde por um tempo razoável, em Salvador. No momento em que este jornal estiver circulando o bispo de Barra se encontrará convalescendo e descansando na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe.
Outro assunto desta página é uma poesia com o título "Canção Heróica", dedicada ao União Futebol Clube. O autor foi alguém que assinou com o pseudônimo Menino da Mata.

No final da página há o registro do aniversário, transcorrido no dia 05 de julho, do Sr.  Tiburtino Gomes Barreto.

Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto  
379

Nenhum comentário:

Postar um comentário