segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

História de Xique-Xique (BA): FAZENDAS E CURRAIS


Na área onde nasceria o extenso município de Xique-Xique (BA), foi estabelecida, no ano de 1663,  a "Fazenda Pedras", de propriedade do Sr.  Antônio Guedes de Brito (filho), que se constituiu, por mais de 250 anos, um reduto de riqueza material, da presença e da manutenção da linhagem e da genealogia sertaneja do Barão da Casa da Ponte, tendo muitos desses descendentes participado da vida política, da magistratura e do ministério público do município de Xique-Xique (BA).
Para conhecimento dos leitores torna-se necessário  registrar a cronologia da origem das fazendas pioneiras que se seguiram, depois da criação da "Fazenda Pedras", que foram adquiridas e separadas do grande latifúndio que ficou pertencendo aos herdeiros do Sr.Antônio Guedes de Brito – Barão da Casa da Ponte, fundador da "Fazenda Pedras".

"Fazenda Praia": Constituída no ano de 1685, ficava localizada na margem do Lago Ipueira e foi a que deu origem à cidade de Xique-Xique (BA). Pertencia ao português  Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho;

"Fazenda Tiririca": Constituída no ano de 1725, pelo Sr.  Alberto Pires de Carvalho e sua esposa Felícia Pires de Carvalho,  ele português  e ela índia tapuia. Essa Fazenda deu origem à atual cidade de Itaguaçu da Bahia;

"Fazendas Marrecas e Riacho Grande", constituídas no ano de 1765, de propriedade do português Marçal Ferreira dos Santos, que se casou, na Fazenda Tiririca.  com D. Josefa Ferreira de Brito, filha de Raimundo Ferreira de Brito, neta de Alberto Pires de Carvalho e de Felícia Pires de Carvalho. Essa Fazenda deu origem ao atual Distrito de Iguira.

"Fazendas Canabrava do Gonçalo, Olho d’Água do Gonçalo e Riacho de Areia"; constituídas no ano de 1826, os proprietários dessas fazendas foram, respectivamente, Venceslau Pereira Machado, Gonçalo José dos Santos e Raimundo Pereira da Rocha;

"Fazenda Riacho Largo", comprada no ano de 1870,  por Izidro José Ferreira;

"Fazenda Roça de Dentro": adquirida  no ano de 1885 pelos irmãos Izidro José Ferreira e João Ferreira dos Santos. Essa Fazenda deu origem à cidade de Central (BA).

Dezenas de outras fazendas localizadas no outrora imenso município de Xique-Xique (BA) surgiram no decorrer do século XIX, tais como as fazendas "Saco dos Bois", "Traíras", "São Gabriel", "Carnaúba", "Várzea Grande", "Fazendinha", "Matinha", "Lagoa de Canabrava", "Forquilha", "Vacaria", "Santo Eusébio", "Gavião" e muitas outras.

Algumas dessas fazendas, no decorrer  dos últimos 186 anos, se expandiram, evoluíram e se tornaram povoados, distritos, vilas e até se emanciparam e se tornaram cidades, como por exemplo,  "Fazenda Praia", "Faz. Tiririca", "Faz. Canabrava do Gonçalo", "Faz. Roça de Dentro", "Faz. Lagoa de Canabrava" e "Faz. São Gabriel", que hoje são, respectivamente as cidades de Xique-Xique. Itaguaçu da Bahia, Uibaí, Central, Presidente Dutra e Gabriel. 
 
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto.
 
23

Nenhum comentário:

Postar um comentário