quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Aconteceu em Xique-Xique (BA) no século XIX: REIVINDICAÇÕES DA CÂMARA - 1857


Câmara de Vereadores fez reivindicações à Presidência da Província

Em 14 de janeiro de 1857 a Câmara de Vereadores de Xique-Xique (BA), encaminhou Ofício ao  Presidente da Província da Bahia, Dr. João Lins Vieira Cansação de Sinimbu (19.08.1856-11.05.1858), relacionado com os  seguintes assuntos:
1. – Confessou-se surpresa com a notícia de que o Presidente da Província da Bahia mandara suspender os serviços de melhoramento que se faziam na grande "ladeira do Tombador", no município de Jacobina (BA), onde passam as tropas, cuja situação era ruim, havendo dado prejuízos a muitos negociantes de Xique-Xique.
2. – Fez novo e veemente apelo ao Presidente da Província da Bahia no sentido de determinar a recuperação física do prédio da Câmara Municipal e da Cadeia Pública, que se encontra em ruínas, ao tempo em que lhe apresenta o nome do tenente-coronel José Rufino de Magalhães, que está se oferecendo para executar a obra; pede ainda ao presidente que se digne autorizar ao Dr. Juiz de Direito da Comarca de Xique-Xique que assine o contrato de recuperação do imóvel com o referido militar.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto
83

Nenhum comentário:

Postar um comentário