sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O BANCO DO NORDESTE EM XIQUE-XIQUE (BA).


 
É com grande satisfação que registro neste Blog a chegada do Banco do Nordeste do Brasil S.A. - BNB em Xique-Xique, minha terra.
Também, é com grande orgulho que me declaro benebeano, vez que, por 31 anos, de 1964 a 1995, trabalhei nessa Instituição financeira. 
O Banco do Nordeste - BNB, é a maior Agência de Desenvolvimento Regional da América Latina e, onde chega, traz, consigo, o desenvolvimento.
Para honra do BNB a sua Agência está instalada na Praça 6 de julho, cruzamento da Rua Ruy Barbosa com a Av. J.J. Seabra, num dos lugares mais nobre da cidade.
Os xiquexiquenses precisam prestigiar o BNB, pois, muito terão a ganhar com a importante presença desse Banco na cidade.
Parabéns ao povo da minha terra por essa importante conquista.
 
                     PEQUENA HISTÓRIA DO BNB
     O Banco do Nordeste do Brasil S.A. - BNB é uma instituição financeira múltipla criada pela Lei Federal nº 1649, de 19.07.1952 , e organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto, tendo mais de 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal.
     Com sede na cidade de Fortaleza (CE), o BNB atua em cerca de 2 mil municípios, abrangendo os nove Estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.
     Maior instituição da América Latina voltada para o desenvolvimento regional, o BNB opera como órgão executor de políticas públicas, cabendo-lhe a operacionalização de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos operacionalizada pela Empresa.
     Além dos recursos federais, o Banco tem acesso a outras fontes de financiamento nos mercados interno e externo, por meio de parcerias e alianças com instituições nacionais e internacionais, incluindo instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 
     O BNB é responsável pelo maior programa de microcrédito da América do Sul e o segundo da América Latina, o CrediAmigo, por meio do qual o Banco já emprestou mais de R$ 3,5 bilhões a microempreendedores. Também opera o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE), criado para estruturar o turismo da Região com recursos da ordem de US$ 800 milhões.
     O BNB exerce trabalho de atração de investimentos, apoia a realização de estudos e pesquisas com recursos não-reembolsáveis e estrutura o desenvolvimento por meio de projetos de grande impacto. Mais que um agente de intermediação financeira, o BNB se propõe a prestar atendimento integrado a quem decide investir em sua área de atuação, disponibilizando uma base de conhecimentos sobre o Nordeste e as melhores oportunidades de investimento na Região.
          A história do Banco se confunde com a história da transformação do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário