domingo, 23 de fevereiro de 2014

RECORDANDO AS COPAS DO MUNDO: 1930: URUGUAI

Estádio Centenário
          COPA DE 1930          URUGUAI CONFIRMA HEGEMONIA

       A primeira Copa foi realizada no Uruguai no ano de 1930 e teve o Uruguai como primeiro campeão mundial ao derrotar, na final, a Argentina pelo placar de 4 x 2, no que pese o jogador Stábile ter sido o artilheiro  dessa copa com 18 gols.
      Esse evento foi prejudicado pois coincidiu com  a quebra da bolsa de Nova Iorque no ano de 1929 e faltou  patrocinadores para os times europeus. Desse Continente participaram apenas   Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia e foram realizados apenas 18 jogos.
       O primeiro gol nessa copa foi  marcado no Estádio Pocitos,  que não mais existe, quando as redes foram inauguradas pelo jogador francês Lucien Laurent no jogo em que a França goleou o México por 4 x 1. Nesse jogo  o público não passou de mil torcedores. 
       A partida final foi realizada no Estádio Centenário com capacidade para 100 mil torcedores e  teve duas bolas diferentes. No primeiro tempo, com a bola que os argentinos queriam e o  segundo tempo foi jogado com a bola preferida dos uruguaios.  O presidente da FIFA, Jules Rimet, entregou ao capitão José Nazassi o troféu. O dia 31 de julho, data seguinte à decisão, foi declarado feriado nacional uruguaio.
Nessa copa o Brasil foi apenas coadjuvante.
Aquém de seu potencial máximo e diante de um rigoroso frio no inverno uruguaio, a equipe nacional foi derrotada na estreia pela Iugoslávia, por 2 x 1. Coube ao jogador  Preguinho a honra de marcar o primeiro gol brasileiro em mundiais. O revés diante dos europeus significou a eliminação do Brasil, já que a Iugoslávia bateu a Bolívia por 4 x 0 e apenas uma equipe seguia para a semifinal. A seleção se despediu do Uruguai com uma goleada de 4 x 0 contra a  Bolívia.
Fonte: FIFA
Seleção Brasileira de 1930.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário