segunda-feira, 31 de março de 2014

História de Xique-Xique (BA): CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO


O município de Xique-Xique (BA)  foi criado no dia 06 de julho de 1832

O Conselho Provincial da Bahia assinou um Decreto em 06 de julho de 1832 transformando a Freguesia de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique em  Município autônomo, desmembrado  do município de Jacobina (BA).
Nessa época Presidia o Conselho Provincial da Bahia  Dr. Joaquim José Pinheiro de Vasconcelos – Visconde Mont’Serrat – (04.06.1831-10.12.1834), que determinou em Ato que a Câmara Municipal de Paratinga (BA) se deslocasse até Xique-Xique (BA) e promovesse a solenidade de instalação, fato ocorrido em 23 de outubro de 1834. Essa  ata de instalação, guardada e preservada no Arquivo Público do Estado da Bahia, em Salvador, registra o nome oficial na data de instalação: 06 de julho de 1832.
A primeira Câmara Municipal de  Xique-Xique (BA) foi formada por sete vereadores, naquele ano de 1834 e teve a seguinte composição: Capitão-Mor Álvaro Antônio de Campos, Antônio Joaquim de Novais Sampaio, Ernesto Augusto da Rocha Medrado, João Xavier da Costa, Clemente Sancho Pereira da Franca, Manoel Netto Martins – que foi o primeiro Juiz de Paz Municipal – e Francisco Antônio da Rocha.
Serviu como secretário o vereador Antônio Joaquim de Novais Sampaio, que lavrou o importante ata de instalação.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto
56

Nenhum comentário:

Postar um comentário