sexta-feira, 28 de março de 2014

Vapores do Rio São Francisco: "BARÃO DE COTEGIPE"


O Barão de Cotegipe foi o vapor que mais deixou saudades nas barrancas do Rio São Francisco. Até hoje, os barranqueiros comentam saudosamente sobre o som melodioso do seu apito.
Quando apontava na curva do Canal do Guaxinim, que separa a Ilha do Gado Bravo da Ilha do Miradouro e inicia a Ipueira, com destino ao porto de Xique-Xique (BA), o "Prático", da sua cabine de comando, acionava o dispositivo para que toda a população tomasse conhecimento de que o "Barão" estava chegando. Era uma alegria geral com todos correndo em direção ao cais para assistir o vapor "encostar".
Na partida, quando levantava âncora e já no meio do Lago Ipueira se encaminhando para adentrar a parte mais profunda do Rio São Francisco,  o "Barão" emitia novo apito, desta vez com um timbre e uma frequência diferentes que o povo, ainda de pé e postado na beira do cais, entendia como de despedida ou de um até logo.
Todo mundo em Xique-Xique (BA), pode-se afirmar, identificava o apito do "Barão", como era carinhosamente conhecido por todos os barranqueiros.
Fabricado nos Estados Unidos em 1913, foi reformado em 1967. Finalmente e criminosamente foi abandonado no porto em Pirapora (MG), com o casco enterrado num banco de areia onde ficou até a sua destruição total. Tinha 43 m de comprimento com capacidade para deslocar de 80 toneladas. Era o vapor preferido para se viajar com destino a Juazeiro (BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário