sábado, 29 de março de 2014

Xiquexiquenses Ilustres: HONÓRIO DE QUEIROZ ROCHA

O Sr. Honório de Queiroz Rocha, nasceu na Fazenda Carnaúba, Xique-Xique (BA), no dia 06 de agosto de 1925, filho do Sr. Pedro de Freitas Rocha e de D. Maria Amanda Queiroz da Rocha.
O jovem Honório fez o curso primário em Xique-Xique (BA)  e o secundário  nos seminários de Petrolina (PE) e de Olinda (PE), tendo iniciado o curso superior (Filosofia e Teologia)  no Seminário de Olinda e concluído na Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.
Depois de ordenado sacerdote da Igreja Católica,  cursou Filosofia Pura, na Faculdade Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco e Direito, na Universidade Federal de Minas Gerais e na Faculdade de Direito da cidade de Caruaru, estado de Pernambuco.
Ainda fez licenciaturas das Línguas Portuguesa, Francesa e Latina.  A convite do prefeito municipal de Xique-Xique (BA), Sr. Aurélio Gomes  de Miranda, o padre Honório de Queiroz Rocha celebrou a missa de inauguração do Mercado São Francisco, no dia 25 de dezembro de 1950.
 Tendo solicitado suspensão dos serviços eclesiástico - "deixado a batina", o Sr. Honório de Queiroz Rocha, foi advogado, professor, político (deputado estadual por dois mandatos no estado de Pernambuco), secretário de estado do governador Nilo Coelho, em Pernambuco, membro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, escritor e poeta. 
Durante o período em que  residiu em Belo Horizonte o Sr.  Honório de Queiroz Rocha se casou com D. Marta Lúcia de Castro Rocha e dessa união tiveram  duas filhas: Maria Amanda de Castro Rocha e Ana Vitória de Castro Rocha.
O Sr. Honório Rocha recebeu, no transcurso de seus quase 81 anos de vida, inúmeras e honrosas condecorações e homenagens prestadas por instituições variadas, desde universidades, passando por órgãos de governos, sociedades culturais e acadêmicas, de Pernambuco e de outros estados.
Faleceu no dia 23 de julho de 2006, na cidade de Recife onde seu corpo foi sepultado.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique" de Cassimiro Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário