sábado, 31 de maio de 2014

Jornais de Xique-Xique (BA) - DE 1931 a 1932


               Os jornais registraram toda administração do prefeito José de Souza Nogueira
 
  A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de Souza Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanais, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
OBS: A 2ª edição do "A Ordem", foi publicada, neste blog, no dia 17 de maio 

                       Edição Nº 03 do jornal "A ORDEM"
      Datado de 31 de julho de 1931 o 3º número de "A ORDEM" tem sua principal chamada com o título "Meus Parabéns Snr. Claudemiro Miranda". Trata-se de uma correspondência mandada da cidade de  Santo Inácio (BA), assinada pelo leitor Sr.Aldo Brito. O autor cobre de elogios e estímulos o principal dirigente do jornal.
     Ainda na primeira página há a notícia de que  Monsenhor Costa havia se restabelecido, após ter recebido os cuidados profissionais do médico Dr. Oscar Coelho de Aquino.
   Finalmente, ainda na primeira página, uma correspondência enviada para o Interventor Federal do Estado da Bahia Sr. Raymundo Barbosa (15.07.1931-19.09.1931), assinada por  Sr. Antônio A. Bastos, Sr. Nestor Fortes e Sr. Agenor Paiva, solicitando ao mesmo que restaurasse a autonomia do município de Gameleira do Açuruá (BA). Os signatários apresentam fortes argumentos pelo restabelecimento da soberania política daquela localidade.
     A seção de nome "Página Humorística", na página dois, apresenta-se repleta de anedotas.
     A terceira página é praticamente de anúncios comerciais.
   Entre os assuntos da quarta página acha-se a poesia – "Resigna-te" –, de autoria de Claudemiro Miranda.
 
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de ChiqueChique" de Cassimiro Neto.
342

Nenhum comentário:

Postar um comentário