sábado, 24 de maio de 2014

Xiquexiquenses Ilustres: ZULMIRA MARÇAL DA SILVA

     ZULMIRA MARÇAL DA SILVA, nasceu no dia 10 de outubro de 1928no Distrito de  Iguira, Xique-Xique (BA), filha do Sr. José Marçal da Silva e de D. Júlia Rosa da Silva.  Em sua infância, adolescência a juventude, Zulmira  não teve fartura de instituições de ensino para estudar. Contudo, a vila de Marrecas teve uma Escola Isolada, mantida pelo município, com uma professora leiga, que preparou sua geração ao nível ou mais do que o atual ensino primário. Era uma educação bastante expressiva.
     Entre as muitas ocupações profissionais Zulmira  trabalhou como Oficial do Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais no distrito de Iguira, foi Auxiliar Administrativa da Coletoria Estadual de Xique-Xique, datilógrafa da Prefeitura Municipal de Xique-Xique, Tesoureira da Prefeitura Municipal de Xique-Xique, durante a administração do prefeito José Peregrino de Souza e auxiliar operacional de laboratório clínico.
      Mas, a atividade que mais a enobreceu foi a assistência que dava à saúde dos xiquexiquenses. Durante o tempo em que trabalhou em Laboratório, aprendeu a aplicar injeções e assim não media esforços para atender em domicílio a qualquer um que precisasse daquele tipo de medicamento.
      Zulmira Marçal da Silva se aposentou no dia 28 de novembro de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário