segunda-feira, 21 de julho de 2014

História de Xique-Xique (BA). - Conflito entre Municípios.


Permanece o conflito verbal entre Xique-Xique (BA) e Barra
 – 1862 – 

         No dia 11 de janeiro de 1862 a Câmara Municipal de Xique-Xique (BA) enviou ao presidente da Província da Bahia, Dr. Joaquim Antão Fernandes Leão, um ofício abordando novamente o impasse sobre as ilhas entre os municípios de Xique-Xique e Barra.
      A mesma alegação das correspondências anteriores: o município de Barra não respeita os direitos constitucionais sobre as ilhas que estão bem mais próximas da margem direita do que da margem esquerda do rio São Francisco.
     Os vereadores xiquexiquenses insistem na intervenção do presidente da província da Bahia no importante assunto, pois a intromissão do município de Barra em ilhas teoricamente pertencentes ao município de Xique-Xique acarreta inúmeros prejuízos a este município.
     Durante o Regime Imperial (1822-1889) perdurou a lei do mais forte na disputa entre as autoridades políticas dos municípios de Barra e Xique-Xique, pois nenhum presidente da província da Bahia encontrava uma solução definitiva de acordo as leis disponíveis. O problema era da alçada da autoridade imperial, pois o Rio São Francisco – por ser um rio nacional – era da administração imperial e não provincial.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto 
100

Nenhum comentário:

Postar um comentário