sábado, 19 de julho de 2014

Xiquexiquenses ilustres: JOEL FIRMO DE MEIRA


JOEL FIRMO DE MEIRA, nasceu na cidade de Xique-Xique (BA), no dia 26.10.1931, estado da Bahia, filho do Sr. Manoel José de Meira e de D. Gercina Firmo de Meira. Pelo lado de sua mãe é descendente do Sr. Venceslau Pereira Machado e de D. Francisca Pereira Machado, fundadores, no ano de 1826, da Fazenda Canabrava do Gonçalo – atual cidade de Uibaí –, que, a partir de 06 de julho de 1832 passou a pertencer ao município de Xique-Xique (BA).
      Joel Firmo de Meira – ou simplesmente ‘Maninho Meira’ como os familiares e os amigos o chamam carinhosamente –, no decorrer de sua equilibrada vida, tem exercido inúmeras atividades econômicas, sucessivamente, começando como auxiliar-de-tropeiro de um tio materno, fazendo suas economias e se tornando mais tarde comprador de ouro e de pedras preciosas e semipreciosas garimpadas e extraídas dos garimpos do Açuruá, Santo Inácio, Gentio do Ouro e Rumo, sendo, depois, agricultor, fazendeiro e comerciante. 
       Na casa dos trinta anos de idade, Joel Firmo de Meira sentiu-se atraído pela política partidária tendo tido uma  carreira política de  repleta de êxito. Foi eleito Prefeito Municipal de Xique-Xique em duas ocasiões distintas, fato inédito até então na política xiquexiquense: em 1962 e 1970, cumprindo os dois mandatos nos períodos de 1963-1967 e 1971-1973.
     Maninho Meira se casou duas vezes: em primeiras núpcias, com a Sra. Maria Euza Pinheiro Meira, no dia 29 de janeiro de 1953, na cidade de Xique-Xique, sendo a cerimônia civil celebrada pelo Juiz de Paz Antônio de Figueiredo Bastos e a religiosa pelo padre José de Oliveira Bastos, na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim. O casal teve os seguintes filhos: Joeuza Pinheiro Meira, Joelson Pinheiro Meira, Joelma Pinheiro Meira, Jane Angélica Pinheiro Meira, Jacira Pinheiro Meira, Jarbas Pinheiro Meira, Joel Firmo de Meira Júnior, Jéferson Gustavo Pinheiro Meira e Jacqueline Pinheiro Meira.
    A Sra. Maria Euza Pinheiro Meira faleceu no dia 06 de setembro de 1983, em Xique-Xique, sendo seu corpo sepultado no cemitério central da cidade.
  O segundo casamento foi com a Sra. Miriam Torres de Meira, no dia 30 de abril de 1985, na vila de Tiririca de Luizinho, na época, pertencente ao município de Xique-Xique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário