sábado, 20 de setembro de 2014

Jornal de Xique-Xique (BA).

                          Jornais de Xique-Xique (BA): "A ORDEM" - Nº 10
                    Jornais de Xique-Xique (BA): PERÍODO DE 1931 A 1932
 Os jornais dessa época registraram toda administração do Prefeito  Municipal Coronel José de Souza Nogueira
 
        A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de Souza Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanais, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
   OBS: A 9ª edição do "A Ordem", foi publicada, neste blog, no dia 30 de agosto

                              Edição Nº 10 do jornal "A ORDEM"
 
     O número 09 de "A ORDEM",
*Edição número 10:

A edição nº 10 do  jornal "A ORDEM",  de  25 de setembro de 1931, traz a manchete principal intitulada "Estrada de Rodagem", e como subtítulo "De Chique-Chique a Santo Inácio" que, nada mais é do que uma espécie de relatório de uma comissão de notáveis integrada por pessoas que faziam campanha pela construção da dessa estrada. A matéria, datada de 16.09.1931, vem com as seguintes assinaturas: Dr. Britoaldo Gomes Miranda, Aníbal Gomes Miranda, Manoel Alcântara de Carvalho, Artur Raimundo da Silva, Faburino Alves Bessa, Aziz Asmar, Ludgero Alves de Sousa, Francolino Martins dos Santos, Nestor de Sousa Fortes, Eliezer José Leite, Jovelino Martins e Antônio Antunes Bastos. 
     O conteúdo do documento deixa claro que a rodovia já havia sido iniciada, mas que se encontrava paralisada. Apresenta planos para sua conclusão e arrisca: Se não falharem os planos, brevemente o automóvel percorrerá triunfante as ruas de Santo Inácio. A seção intitulada "Em Torno da A ORDEM" é um comentário sobre jornais semelhantes publicados em Juazeiro (BA) – "A LUTA" – e Petrolina (PE) – "O FAROL".
      "Agradecimento" é o título de uma pequena nota assinada por pelo Sr. José Guedes apresentando e demonstrando gratidão às populações da Vila de Irecê e do arraial de Lapão pelas gentilezas e obséquios dispensados ao filho Osmar de Magalhães Guedes e ao ilustre sargento Manoel Passos e a Cincinato Andrade e esposa. A primeira página termina com a matéria "Impressionantes Profecias", transcrevendo matéria de uma revista ocultista estrangeira de nome The West.
    Na página dois, Dona Graça escreve  uma coluna fixa denominada "Imitações", trazendo o assunto "Sai da Frente, Chico" em uma crônica humorada; em seguida vem "Filsofando", assinada pelas iniciais SM. Outra crônica do cotidiano, datada de 06 de agosto, do Sr. Aldo Brito  sob o título "Como ou Comu?", fazendo uma abordagem sobre ortografia; há, pela primeira vez um anúncio publicitário na página dois: é a "LOJA PIAUIENSE", do Sr.  Francisco Ferreira Lustosa, com endereço na vila do Icatu, distrito da cidade de Barra.
Como ocorre desde a primeira edição, a página três publica exclusivamente anúncios comerciais.
    A página quatro inicia com a notícia de "Um Passeio" de  automóveis pelas cidades de Mundo Novo, Morro do Chapéu, Cafarnaum, Canabrava do Gonçalo e Chique-Chique. Depois traz sob o título "Novo Interventor Baiano" a notícia de que tomou posse no dia 19, o novo interventor baiano tenente Juraci Magalhães em substituição ao general Raymundo Barbosa. O próprio ex-interventor passou telegrama para o Prefeito de Xique-Xique, coronel José de Souza Nogueira, dando-lhe a notícia de sua substituição no cargo. Com o título "Parece Azar" o jornal comenta que o nome "João Pessoa" dá azar, pois que um vapor com este nome sofreu um desastre fatal nos últimos noventa dias e agora uma lancha com o mesmo nome também se afundou; tudo no Rio São Francisco. Outro assunto da página focalizada é a "Falência de João Xavier Guimarães". Em seguida a lista de aniversariantes da semana; um edital da Prefeitura de Xique-Xique notificando contribuintes em atraso com a Fazenda Municipal a saldarem seus débitos. Uma pequena nota "Enfermo", informa sobre a situação de saúde do coronel Lithercílio Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário