sábado, 11 de outubro de 2014

Jornais de Xique-Xique (BA): "A ORDEM"

 
       Jornais de Xique-Xique (BA): PERÍODO DE 1931 A 1932
 Os jornais dessa época registraram toda administração do Prefeito  Municipal Coronel José de Souza Nogueira
 
        A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de Souza Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanais, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
   OBS: A 10ª edição do "A Ordem", foi publicada, neste blog, no dia 20.09.2014

                              Edição Nº 11 do jornal "A ORDEM"


         O periódico "A ORDEM", edição n° XI, que circulou no dia 2 de outubro de 1931 estampa em sua primeira página o artigo "Alma e Espírito", em forma de editorial, assinado pelo Sr. Aldo Brito, querendo entender se os termos são sinônimos ou se co-existem  distintos. 
        Outra matéria, intitulada  "Pela Educação", retorna ao assunto de edições anteriores, a respeito do grande número de estudantes ausentes nas aulas de sábado nas escolas de Xique-Xique. O jornal afirma que descobriu que a culpa é dos pais.
       Com o título "Reclamação" o Sr. Ascendino Martins Santiago, Sr. Antônio Feitosa e Sr. Tiburtino Barreto mandam publicar nota de protesto, chamando a atenção da Prefeitura Municipal de Xique-Xique para terrenos baldios na Rua Belo Horizonte, pertencentes a Sra. Anna Rita e ao Sr. Lithercílio Rocha, que prejudicam a saúde das pessoas, pois "quando chove ajunta água e essa água nos prejudica a saúde".  Logo abaixo vem a resposta do jornal, que procurou ouvir  o Sr. Lithercílio Baptista da Rocha. O mesmo afirma que comprará o terreno da Sra. Anna Rita, se ela desejar vender e ali construirá duas casas e ficará solucionado o problema.
      A página dois traz três colaborações com os títulos "Meditando", "O Rastro da raposa" e ''Imitações", assinados respectivamente por X Y Z, Aldo Brito e D. Graça. São crônicas de situações engraçadas.
       A página três não foge a sua tradição, pois continua publicando os costumeiros anúncios.
        A página quatro traz a lista de aniversariantes, destacando-se o nome de D. Hermínia Bessa de Miranda, mãe do Sr. Claudemiro Miranda, diretor de "A ORDEM", que completou anos no dia 29 de setembro.  Na mesma data aniversariou o Coronel Manoel Teixeira de Carvalho, ex-prefeito municipal.  No dia 02 de outubro o aniversário do Coronel Rodrigo Alves Bessa. Há uma coluna com o tema "Filosofando", assinada pelas iniciais S M. Depois vem "Em Torno da A ORDEM", informando que recebeu os jornais Gazeta de Paraopeba e O Buraco, ambos da cidade mineira de Paraopeba; de Santa Rita chegou "Ideia"; de Conquista chegou um programa do "Grêmio Castro Alves" entidade fundada em 29 de outubro de 1929. A coluna "Viajante" registra o retorno de Salvador do sargento Erotides; de Gameleira do Açuruá acham-se em Xique-Xique o Sr. Adão Bastos e família e o Sr. Antônio Antunes Bastos; informa, ainda, que monsenhor Costa retornou de sua primeira desobriga pelo interior do vastíssimo município; viajou para Salvador, via Juazeiro, o Dr. Clício Bezerra Moreno, Juiz de Direito de Xique-Xique; embarcou no vapor gaiola Newton Prado; finaliza com um anúncio da LOJA PIAUIENSE, do Sr. Francisco Ferreira Lustosa, sediada em Icatu.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Casimiro Neto






    .

Nenhum comentário:

Postar um comentário