sexta-feira, 20 de março de 2015

Jornais de Xique-Xique (BA): "A ORDEM" nº 12


                     Jornais de Xique-Xique (BA): "A ORDEM"
                                     PERÍODO DE 1931 A 1932
 
 Os jornais dessa época registraram toda administração do Prefeito  Municipal Coronel José de Souza Nogueira
 
        A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de Souza Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanais, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
   OBS: A 11ª edição do "A Ordem", foi publicada, neste blog, no dia 11.10.2014


Edição número 12:

       "A ORDEM", edição n° XII, de 9 de outubro de 1931 apresenta em manchete principal: Últimos Atos do Governo Provisório, com Getúlio Vargas assinando vários decretos de nomeações e de promoções nas diversas pastas de seu ministério;  com o título A  E. V.F.S.F., o jornal faz veemente crítica a essa empresa de vapores do São Francisco por determinar que suas embarcações ancorem bem distante, no canal principal do rio, ao invés de ancorarem no cais da cidade, ou seja, no Lago Ipueira.
            A primeira página também apresenta o assunto "A Morte de um Veterano", noticiando o falecimento de Martinho Pires Peixoto, com cerca de 90 anos de idade, ocorrido em Salinas de Santo Antônio, município de Pilão Arcado. O texto afirma que Martinho Pires Peixoto era veterano da Guerra do Paraguai (1865-1870); foi pai de 16 filhos, tinha as duas pernas amputadas e tomou parte na mais recente reunião dos veteranos da Guerra do Paraguai, no Rio de Janeiro.
        Em seguida vem a coluna dos aniversariantes, destacando-se no dia 5 de outubro o aniversário da Professora Enedina Barreto, esposa do senhor José Pereira Alves Barreto; na coluna "Viajantes", informando que o Aziz Asmar efetua sua segunda viagem de Salvador a Xique-Xique, de automóvel; ao contrário da primeira viagem, desta feita gastou somente 36 horas e a distância foi medida em 841 quilômetros;  de Morro do Chapéu chegaram a Xique-Xique, também de automóvel, o coronel Francisco de Matos e o capitão Eustáquio Pinto Garcia, além de Henrique de Matos; ainda estiveram em Xique-Xique Ângelo Magalhães Castelo Branco, de Pedras, e Raul Teixeira Braga, de Tiririca; viajou com destino a Poços, Santo Inácio e Gameleira do Açuruá o tenente Manoel Nunes Damásio, delegado de polícia do município de Xique-Xique.
       A página dois se especializou em publicar colaborações de autores que se escondem atrás de pseudônimos, como ABC, SM, D. Graça, além de Aldo Brito, com temas geralmente carregados de humor e inteligência.
       A página três se dedica aos anúncios.
       A página quatro começa com uma poesia de Aldo Brito, escrita dia 24 de agosto de 1931, com o título "Eremita"; apresenta um edital de proclamas assinado, em 20 de setembro de 1931, pelo senhor Virgílio Alves Bessa, na qualidade de Oficial do Registro de Casamentos, no qual os jovens Adelino Marques Fontoura e Alcina Pereira de Assunção buscam se habilitar para contraírem matrimônio. Conclui com o anúncio da LOJA PIAUIENSE.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto
349

Nenhum comentário:

Postar um comentário